PMDB não homologará 51 comissões de Kátia Abreu: “estão vencidas”, diz Derval

Presidente diz que comissões provisórias criadas pela Ministra Kátia Abreu estão vencidas e não podem ser revalidadas. Ele nega que a Nacional tenha dado ultimato para PMDB no Estado

Derval desmente declarações de Gaguim
Descrição: Derval desmente declarações de Gaguim Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Negando terminantemente ter recebido um ultimato por parte de qualquer membro da Executiva Nacional do PMDB, o presidente do partido no Tocantins, ex-deputado Derval de Paiva, procurou o T1 Notícias no começo da tarde desta quinta-feira, 13, para desmentir as declarações do deputado federal Carlos Gaguim ao portal e informar que as 51 comissões provisórias criadas pela ex-presidente da Comissão Interventora, Ministra Kátia Abreu estão vencidas e não serão renovadas.

 

“Venceram. Simplesmente perderam o prazo para criar os diretórios e nós vamos indicar os novos membros”, afirmou ele em entrevista. O critério a ser adotado também já foi definido: segundo ele , de cinco membros, dois serão do grupo Katista e dois do grupo Mirandista. “Não existe dois e meio, então minha sugestão é sortear o quinto membro”, afirmou.

 

Segundo Derval de Paiva, no encontro que teve com a Ministra dia 12 de maio em Brasília, três dias antes da convenção que estava marcada no Tocantins, conversaram muito, mas não chegaram a um acordo. “Depois que fui para o Hotel do Osvaldo Reis e de lá me dirigia com ele e o Leomar para nos encontrar com o Michel, recebi um telefonema com a proposta de composição”, sustenta o presidente.

 

Meio a meio

 

O acordo consistia em dividir meio a meio os membros do Diretório, da Executiva e dos representantes com voto na Convenção Nacional. “O quarto item da pauta era a garantia das homologações destas comissões criadas pela ex-presidente. E eu disse claramente que não poderia dar esta garantia, pois não dependeria só de mim. Após a criação do diretório dependeria de todos os membros. E eles (a Nacional) têm nos recomendado que façamos as coisas dentro da legalidade, dentro do que prevê o estatuto do partido”, argumenta.

 

A comissão criada para rever as comissões, conta segundo Derval com dois representantes da Ministra. “Fizemos tudo com transparência, e destas 51 comissões, pelo menos 16 tem ilegalidades”, sustenta Derval de Paiva. As outras poderiam ter se transformado em diretórios municipais, “se tivessem sido aprontados a tempo”.

 

Segundo o presidente, o partido tem hoje cerca de 60 diretórios formados e prontos para uma convenção. Já as comissões da Ministra não teriam constituído nenhum diretório. “De toda forma a única atribuição das comissões provisórias que vamos indicar será conduzir a convenção”, sustenta.

 

Cansado de “irresponsáveis”

 

Derval de Paiva não poupou críticas ao deputado Carlos Gaguim. “É um sujeito irresponsável. Pode publicar: dou até o fim da vida dele para provar que existiu este ultimato para que a gente recomponha estas comissões”. 

 

Para o presidente, Gaguim tem sido desagregador, num momento em que nos bastidores, peemedebistas trabalham para um clima de harmonia entre a Ministra e o Governador Marcelo Miranda. “Sabe em quem eu penso? no companheiro do interior, que nos recebeu, andou nas ruas, suado, na poeira, carregando bandeira. E hoje não tem essa dupla caminhando junta. Isso precisa acabar. Estou cansado de tanta gente conversando, fazendo fofoca, atrapalhando. isso que o Gaguim fez publicar é 100% invencionice”, desabafou.

 

A data da convenção do PMDB nos municípios para renovação dos diretórios que vão escolher os candidatos a prefeito e vereadores no ano que vem será marcada em reunião da Executiva Estadual agendada para a próxima segunda-feira, 17. “Devemos fazer em setembro, por que não dá mais para esperar. Temos que sair destas picuinhas, não dá mais para protelar.

 

Sem dinheiro

 

O partido continua sem receber o repasse do fundo partidário devido a dívidas acumuladas ao longo dos últimos anos e falta de prestação de contas. “E você sabe para onde vai isto, não é? para o CPF do Derval”, disse. O presidente ainda espera que os membros mais influentes do PMDB se cotizem para resolver as pendências. “Outro dia eu brinquei numa reunião: se até o Edir Macedo faz lá uma coleta,  não é possível que se a gente reunir e cotizar não pagamos esta dívida”.

Comentários (0)