Podemos pede imediata desfiliação de Gaguim após deputado ser alvo da Ápia

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado, em Brasília, na manhã desta quarta-feira

Carlos Gaguim
Descrição: Carlos Gaguim Crédito: Da Web

Diante dos fatos apresentados pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feria, 13, a Executiva Nacional do Podemos solicitou o imediato cancelamento da filiação do deputado federal Carlos Henrique Gaguim dos quadros do partido. A Executiva tinha deliberado, no início do mês de novembro, pela dissolução da Comissão Provisória do Tocantins, tendo o deputado sido afastado da direção partidária no Estado. Na ocasião, foi anunciado também que o parlamentar se desfiliaria do Podemos para ingressar em outra agremiação. Informação amplamente divulgada pela imprensa do Tocantins.


De acordo com nota enviada pelo partido, o Podemos "apoia a investigação com a ampla apuração dos crimes cometidos e a consequente responsabilização dos envolvidos, para que todos sejam punidos com o máximo rigor da Lei, independentemente de posição ou cargo ocupado".

 

Podemos

 

No final de novembro, o subprefeito e secretário da Casa Civil de Palmas, Adir Gentil, assumiu a liderança do Podemos no Estado, substituindo o deputado federal Carlos Gaguim. O Podemos apoia a pré-candidatura do prefeito Carlos Amastha ao Governo do Tocantins e o senador Álvaro Dias ao governo federal. Gaguim tinha demostrado interesse de sair do partido por não apoiar a candidatura tanto de Amastha, quanto do senador.

 

Operação Ápia

 

A Polícia Federal, em conjunto com a Procuradoria Geral da República, deflagrou nesta quarta-feira, 13, a 6ª fase da Operação Ápia, com objetivo de cumprir 16 mandados de busca e apreensão e 8 de intimação em face de investigados mencionados em Acordo de Colaboração Premiada homologado no Supremo Tribunal Federal. O deputado federal Carlos Gaguim (Podemos) e o empresário Benedito Farias, conhecido como Dito do Posto, dono de uma rede de postos de combustíveis, são alguns dos investigados.

 

 

Comentários (0)