Polícia Federal surpreende Lula em sua casa e o conduz a prestar depoimento

O ex-presidente Lula foi surpreendido pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira, 4, em sua residência, em São Bernardo. PF o conduziu para prestar depoimento em Curitiba

Polícia Federal conduz Lula para depoimento
Descrição: Polícia Federal conduz Lula para depoimento Crédito: Foto:Zanone Fraissat

Alvos das investigações da Operação Lava Jato, Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira, 04, pela Polícia Federal, que entrou no prédio em que mora a família do ex-presidente em São Bernardo, e simultaneamente em Moema, São Paulo, onde mora Lulinha.

 

Essa é a 24ª fase da operação, batizada de Aletheia e apura se empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai favoreceram Lula por meio do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá. Os carros da PF chegaram na residência do petista por volta das 6h. Quatro carros entraram na garagem do prédio e cerca de dez agentes ficaram na portaria.

 

A Polícia Federal está conduzindo nesta manhã o ex-presidente à Congonhas, e logo em seguida deverá ser conduzido à Curitiba, Paraná. De acordo com a Folha de São Paula "Congonhas seria um lugar mais seguro para que Lula prestasse depoimento. A informação disponível até agora é a de que ele não será conduzido a Curitiba. O petista Orlando Silva já está no aeroporto. Há relatos de que um comboio semelhante ao que levou Lula já chegou ao local".

 

Ainda segundo apurações da Folha, o ex-presidente Lula é alvo de mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva, quando o investigado é obrigado a depor. Seus advogados já haviam entrado com habeas corpus para evitar a medida, mas ele valia só para São Paulo, e não para Curitiba, de onde despacha o juiz federal Sergio Moro. "Lula reagiu bem quando a PF bateu à sua porta. Segundo relatos, o petista estava tranquilo dos momentos iniciais até a condução coercitiva", detalhou a Folha. Já a mulher de Lula, dona Marisa, não está na condução coercitiva.

 

Cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal cumprem, ao todo, 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia. São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros, relacionados à Petrobras. A determinação da busca e apreensão é do juiz Moro, de Curitiba.

 

Já na casa de Lulinha, em Moema, dois carros da PF e um da Receita Federal são usados na diligência. Os agentes chegaram ao prédio dele às 6h e não falaram com a imprensa. Moradores relatam movimentação intensa da PF no interior do prédio. Há também agentes da Polícia Federal no Instituto Lula e na Odebrecht.

 

Há ainda mandados para Atibaia e Guarujá, onde estão sítio e tríplex, respectivamente, além de Santo André e Manduri.

 

A PF realiza busca e apreensão na casa e na empresa do outro dono do sítio no papel, Jonas Leite Suassuna Filho, que também é sócio de Lulinha.

 

Além de Lula, entre os alvos dessa fase da Lava Jato estão a mulher dele, Marisa, os filhos Marcos Cláudio, Fábio Luis e Sandro Luis, e a nora Marlene Araújo. Na lista também estão os empresários Fernando Bittar e Jonas Leite Suassuna Filho, assim como Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula. Entre as empresas há a empreiteira OAS e a Gamecorp –do filho de Lula, Fabio Luis.

 

(Com informações Folha de São Paulo)

 

Comentários (0)