Palmas, Tocantins -

Política


Assembleia Legislativa
1.113 visualizações

Polícia Legislativa começa a ser organizada e coronel Benício assume diretoria

Com a nomeação do coronel Benício, a polícia legislativa começa a ser organizada na Assembleia. O deputado Osires Damaso informou que os servidores efetivos da segurança serão absorvidos para a função
- Atualizada em
Descrição: Coronel Benício assume Polícia Legislativa Bonifácio/T1Notícias

A polícia legislativa da Casa de Leis do Estado começa a ser organizada e o coronel PM Luiz Cláudio Benício, que foi secretário chefe da Casa Militar em 2011 e 2012, assumiu a Diretoria de Polícia Legislativa a convite do presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (DEM).

 

Segundo o deputado Damaso informou ao T1 Notícias a contratação do coronel Benício vai ajudar na estruturação da política da Casa. “O coronel Benício vai ajudar a estruturar a nossa política com sua experiência”, relatou Damaso.

 

O projeto de resolução que criou a polícia legislativa na Casa foi aprovado nesta legislatura e conforme o deputado Osires Damaso informou, os próprios servidores da Casa vão dar o suporte necessário para a nova área. “Temos os servidores efetivos da AL que já fazem a segurança e passam a ter papel de polícia”, disse o deputado ao ressaltar que a mudança de competência dos servidores foi feita por lei.

 

Damaso informou ainda que como os próprios seguranças da Casa vão ser absorvidos na polícia legislativa, não vai ser necessária a realização de concurso público para o cargo.

 

O papel da polícia

A principal atribuição da polícia legislativa é proteger o presidente da Casa e os parlamentares em qualquer localidade do Estado em que estes estejam em missão. O projeto de resolução traz ainda que a polícia legislativa tem a competência de proteger senadores, deputados federais e autoridades que estiverem sob a responsabilidade da AL.

 

O controle de entrada e saída na Casa de Leis também faz parte do papel da polícia legislativa, além de garantir a segurança das pessoas que estejam nas dependências da Assembleia.