PRB, Progressistas e PPS lançam grupo para 2018; Halum reforça pré-candidatura

Na ocasião, o nome do deputado federal César Halum (PRB) foi lançado oficialmente como pré-candidato ao Senado

Partidos se reúnem em Palmas
Descrição: Partidos se reúnem em Palmas Crédito: Ulisses Holanda

Durante encontro ocorrido nesta segunda-feira, 11, em Palmas, que reuniu cerca de 40 prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todo o Estado, os partidos Progressistas, PRB e PPS lançaram grupo político com foco nas eleições de 2018. De acordo com dados da última eleição, as siglas juntas receberam 215.918 votos (24%), dos 890.851 válidos no Estado do Tocantins. Na ocasião, o nome do deputado federal César Halum (PRB) foi lançado oficialmente como pré-candidato ao Senado.

 

A candidatura de Halum recebeu apoio do presidente estadual do Progressistas, deputado federal Lázaro Botelho, e do Partido Popular Socialista, representado pelo seu presidente estadual, deputado estadual Eduardo Bonagura.

 

Ainda conforme as informações, o encontro não discutiu composição para a chapa majoritária ao Governo do Tocantins. Os presidentes regionais do PPS, Progressistas e PRB asseguraram que o tema será discutido mais próximo às convenções no ano que vem, quando as candidaturas ao Palácio Araguaia estiverem mais consolidadas.

 

Pré-candidatura

 

Em discurso, César Halum afirmou que sua candidatura é irreversível e nasce de um grupo de três partidos que nas últimas eleições estaduais tiveram quase 25% dos votos do estado. O parlamentar afirmou que a frente está aberta a outros partidos e destacou o PSC, que estava representado no encontro pelo seu presidente, deputado estadual Osires Damaso. “Temos aqui líderes políticos de todo o estado e de vários partidos. Agradeço de coração o apoio e quero contar com a força de cada um de vocês, para que o nosso projeto seja concretizado. Estou preparado para o enfrentamento e sei o que precisamos para chegarmos ao Senado Federal”, disse o pré-candidato.

 

Segundo os líderes partidários da Frente, o apoio a Halum se dá no campo ideológico e programático e que sua eleição representa a união de homens e mulheres que desejam o crescimento do Tocantins. “Araguaína tem a tradição de ter um senador da República. Tivemos Benedito Vicente Ferreira, Carlos do Patrocínio, por dois mandatos, e o saudoso João Ribeiro. Agora, tenho certeza que o César está preparado para essa missão de representar o Norte e o Tocantins no Senado”, disse Lázaro.

 

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (Progressistas) também hipotecou apoio à candidatura de César Halum ao Senado. “Quero dizer que temos um deputado federal com capacidade para representar o Tocantins no Senado e vamos levantar essa bandeira. São duas vagas e peço a todos os companheiros, prefeitos, vereadores e líderes, que apoiem o César Halum para uma dessas vagas em disputa”, finalizou.

 

O presidente Regional do PPS, deputado estadual Eduardo Bonagura, destacou o trabalho de César Halum na Câmara dos Deputados e lembrou que ele traz o legado desenvolvimentista de João Ribeiro. “Na presença de tantos líderes, de norte a sul desse Estado, nós entendemos que esta é uma construção positiva no sentido de criarmos musculatura política para 2018 e assim elegermos o nosso senador César Halum”, afirmou.

 

Para o presidente estadual do PSC, deputado Osires Damaso, o Estado precisa de pessoas que se preocupem com os cidadãos e, de acordo com ele, seu partido quer caminhar ao lado de um grupo que se preocupa com todos. “Por isso César Halum, conversando com as pessoas que o apoiaram, você é um dos homens mais preparados para ser Senador do Tocantins”, completou.

 

(Com informações de Eduardo Azevedo)

Comentários (0)