Prefeito de Conceição deixa a UTI após 16 dias: Câmara licencia ausência do gestor

O prefeito João Paulo Fernandes Costa (PSD), que se recupera das sequelas da Covid-19, deixou a UTI na segunda-feira, 29, mas está ausente do município há mais de 15 dias, contrariando Lei Orgânica

Prefeito de Conceição, João Paulo Fernandes Costa (PSD).
Descrição: Prefeito de Conceição, João Paulo Fernandes Costa (PSD). Crédito: Divulgação/Facebook

A Câmara Municipal de Conceição do Tocantins concedeu por decisão unânime licença para que o prefeito João Paulo Fernandes Costa (PSD) se mantenha ausente da gestão do município. O gestor deixou ontem, 29, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em que estava internando, em um hospital da rede particular em Gurupi. Curado da Covid-19, João Paulo se recupera das sequelas da doença em leito de estabilização.

A internação devido à Covid-19 forçou o prefeito a se ausentar da cidade por mais de 15 dias, o que contraria o artigo 74 a Lei Orgânica do Município de Conceição. Na última sexta-feira, 26, o departamento jurídico da prefeitura protocolou o pedido de licença concedido pelo Legislativo.

A decisão da Câmara foi deliberada em sessão extraordinária realizada na noite de ontem, 29, convocada excepcionalmente para o debate quanto à concessão da licença entre os vereadores eleitos em 2020 em Conceição.

Para o vereador Drawlas Ribeiro (PT), que preside a Câmara Municipal de Conceição, o afastamento de João Paulo do cargo de prefeito, para que o vice Emilson Curcino dos Santos (DEM) assumisse o executivo, exigiria “todo um trâmite para executar despesas” o que iria “prejudicar as ações de combate à pandemia e o pagamento dos servidores”.

Drawlas informa que há previsão de que João Paulo receba alta em Gurupi e retorne a Conceição ainda nesta semana. “Depois do fim do tratamento, o médico vai pedir para ele mais uns cinco, seis dias (de licença). Quando retornar, ele poderá fazer o atendimento remoto, de casa”, explica o vereador.

Comentários (0)