Prefeito de Tupiratins, coronel Janilson Veras morre em decorrência de um AVC

Oficial de reserva da PMTO, Janilson era prefeito de Tupiratins e estava internado há 18 dias em Palmas

Coronel Janilson Veras sofreu um AVC e estava internado em uma UTI na capital
Descrição: Coronel Janilson Veras sofreu um AVC e estava internado em uma UTI na capital Crédito: Divulgação

Aos 68 anos, o prefeito do município de Turipatins, coronel Janilson Veras Barbosa, morreu na noite desta terça-feira, 25, na Capital, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele foi comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, secretário de Estado da Segurança Pública e presidente Detran. Foi eleito prefeito de Tupiratins em 2020, junto com Filomena Coelho dos Santos Silva, vice, que assume o cargo.

 

Coronel Janilson sofreu um AVC em casa, no dia 6 deste mês, em Tupiratins, e foi transferido para Palmas onde passou por exames e foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

 

O corpo do Coronel está sendo velado no Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas, até as 8 horas,  e será levado para Tupiratins, onde terá um velório rápido. 

 

Notas de Pesar 

 

Nota de Pesar - Governador do Tocantins Mauro Carlesse 

 

Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento do coronel Janilson Veras Barbosa, prefeito de Tupiratins e irmão do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras, ocorrido no final da tarde desta terça-feira, 25, em Palmas.

 

O coronel Janilson Veras Barbosa, antes de ingressar para a política e ser eleito vice-prefeito e depois prefeito de Tupiratins, construiu uma sólida e brilhante carreira na PM do Tocantins, onde alcançou o mais alto posto, o de comandante-geral da corporação. Por sua competência e profissionalismo em sua trajetória no serviço público estadual, o coronel Janilson exerceu também os cargos de secretário-chefe da Casa Militar, secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, além de diretor-geral do Detran/TO, dentre outros.

 

Neste momento de pesar, clamo ao nosso bom e amado Deus que console os corações de sua esposa, seus filhos, seu irmão coronel Jaizon, demais familiares, amigos e dos cidadãos tupiratinenses que, com certeza, sentem a partida repentina do coronel Janilson Veras Barbosa.

 

Nota de Pesar - Vice-governador do Tocantins Wanderlei Barbosa 

 

É com muito pesar que recebo a triste notícia do falecimento do prefeito de Tupiratins, cel. Janilson Veras Barbosa, ocorrido nesta terça-feira, 25.

Janilson tinha 68 anos, era militar reformado da Polícia Militar, e alcançou o cargo de coronel, bem como o Comando-Geral da PM e secretário de Estado da Segurança Pública. Eleito prefeito nas últimas eleições, vinha atuando com muita seriedade em prol dos munícipes e na busca do progresso de Tupiratins.  

Neste momento de luto e tristeza, em nome do amigo, o cel. Jaizon Veras, externo as mais sinceras condolências aos demais familiares, amigos e a toda população tupiratinense que se encontram enlutados. Peço a Deus que, com toda a sua misericórdia, dê o conforto necessário a todos, especialmente para seus cinco filhos e sua esposa dona Maria de Nazaré Veras César.

 

Nota de Pesar - Deputada Federal, Dulce Miranda e Marcelo Miranda

 

Soubemos há pouco do falecimento do prefeito de Tupiratains, Cel. Janilson Veras, que estava hospitalizado em Palmas há 18 dias.  

O cel Janilson foi um grande prestador de serviço para o Estado do Tocantins, onde deixa um legado e uma folha de contribuição inquestionáveis para a população do nosso Estado, tanto no combate ao crime como na construção das políticas públicas de segurança. 

Como comandante-geral da Polícia Militar atendeu a sociedade com maestria, e com muito diálogo e firmeza também conduziu a Secretaria de Segurança Pública, no primeiro mandato do Governo Marcelo Miranda, onde apresentou excelentes resultados para o nosso povo. 

Com as nossas mais sinceras homenagens e reconhecimento ao trabalho do prefeito, Cel. Janilson Veras, em nome do nosso amigo, o cel. Jaizon Veras, cumprimentamos todos os demais familiares neste momento de dor extrema, e rogamos a Deus o descanso merecido a esse grande soldado que sempre lutou o bom combate. 

Nossos sentimentos.

 

Nota de Pesar - Deputado estadual Vilmar 



Estamos bastante consternados com a partida do amigo Janilson Veras, 68 anos, ocorrida na noite desta terça, 25, após complicações sofridas por um AVC.

Tive a oportunidade de trabalhar com o Coronel Janilson, como era mais conhecido, no Detran e ser seu chefe de gabinete, quando este exerceu a presidência do órgão, De lá pra cá são mais de 25 anos amizade.

Janilson foi umas das pessoas mais íntegras com as quais tiver oportunidade de conviver. De coração bondoso, sempre pensando em fazer o bem e ajudar as pessoas, ensinando através do exemplo.

Tenho certeza que seu espírito público sempre será lembrado, pois muito contribui com o desenvolvimento do nosso Estado em suas mais diversas atuações, seja como Comandante Geral do Estado, Secretário de Segurança Pública, Vice-prefeito e atualmente prefeito de Tupiratins, terra onde nasceu, que tanto amava e queria bem.

Em nome de sua esposa, dona Nazaré, e de seu irmão, coronel Jaison Veras, estendemos nossos votos de pesar a toda a sua família e amigos, especialmente aos seus cinco filhos e seis netos, que com certeza terão muitas boas memórias para guardar.

Que Deus traga consolo a todos!

 

Nota de Pesar - Presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges 

 

Lamentavelmente, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente Diogo Borges, demais prefeitos e prefeitas, bem como colaboradores da entidade municipalista, externa seu mais profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Tupiratins, Janilson Veras Barbosa (68 anos), popularmente conhecido no Município como Coronel Janilson, em decorrência de complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O ex-prefeito é militar reformado da Polícia Militar, e alcançou o cargo de coronel, bem como o Comando-Geral da PM e Secretário de Estado da Segurança Pública. Janilson foi eleito nas últimas eleições com 61,91% dos votos válidos, o que corresponde a 980 votos no total.

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, lamentou o falecimento do colega prefeito e disse que Coronel Janilson vinha realizando expressivo trabalho em Tupiratins, buscando incansavelmente o desenvolvimento econômico e social do Município. Por fim, o presidente da ATM disse que o Movimento Municipalista perde um grande combatente.

No dia 06 de maio, o prefeito sofreu AVC e, após avaliações médicas, precisou ser encaminhado para unidade hospitalar em Palmas, onde precisou ser internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intubado para preservar a respiração, informou a equipe médica que atendeu o prefeito. Janilson chegou a apresentar evoluções positivas ao longo tratamento, mas uma piora no quadro clínico acarretou parada cardíaca que vitimou o gestor.

Que Deus em sua infinita bondade possa confortar amigos e familiares neste momento de imensa dor.

 

Nota de Pesar - Prefeita de Gurupi Josi Nunes 

 

É com profunda tristeza que a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, lamenta o falecimento do prefeito de Tupiratins, Janilson Veras Barbosa, 68 anos, ocorrido nesta terça-feira, 25 de maio, em Palmas.

 

Janilson Veras também era Coronel da Polícia Militar do Estado do Tocantins e já foi Comandante-geral da PM e Secretário Estadual de Segurança Pública. Ele deixa um legado de grande contribuição ao Estado, principalmente na área da segurança pública, na qual se dedicou por muitos anos.  

 

Neste momento de dor, a prefeita roga ao Pai celestial que conforte o coração dos familiares e amigos.

 

Nota de Pesar - Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro

 

Recebi com grande pesar a notícia da morte do amigo de longa data Coronel Janilson Veras Barbosa, prefeito de Tupiratins, ocorrida terça-feira, 25.

 

Coronel Janilson foi um homem dedicado ao trabalho, à sua família, e respeitado pelos seus colegas da valorosa instituição Polícia Militar do Estado do Tocantins. Escolheu servir à população, ao seguir a carreira militar, tendo ocupado importantes cargos e missões, dentre eles o mais alto da instituição que é o de Comandante Geral da PM.  

 

Externo meus sentimentos e minha solidariedade à sua esposa, seus filhos, ao irmão, Coronel Jaizon Veras, e demais familiares, amigos e toda a população de Tupiratins, que se ressente da morte de seu líder.

 

Que a coragem desse homem bom seja o elo para que possamos relembrar a pessoa que o Coronel Janilson foi e torne sua memória viva para sempre. Que descanse em paz, nos braços eternos de Deus.

 

Nota de Pesar - Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar

 

Foi com grande tristeza que soube do falecimento do coronel Janilson Veras, prefeito de Tupiratins. Homem íntegro e um gestor de grande competência, o coronel deixa um legado de dedicação à segurança e à administração pública no nosso Tocantins, Estado que ele sempre serviu como policial militar, comandante geral da PM, secretário de Segurança e gestor público.

 

Externo aqui minha solidariedade e orações para toda a família, em especial para o meu amigo coronel Jaizon Veras, irmão do prefeito Janilson, e grande parceiro da Seduc para todas as horas.

 

A todos os familiares e amigos do coronel Janilson, meus sentimentos e o desejo de que ele seja recebido por Deus pai no reino dos céus.

 

Nota de Pesar - Dirigentes do Sebrae Tocantins

 

É com profundo pesar que tomamos conhecimento do falecimento do prefeito de Tupiratins, Janilson Veras Barbosa. Ele já foi comandante-geral da Polícia Militar e Secretário de Segurança Pública do Tocantins. A presidência do CDE e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família em luto e expressam condolências e votos de consolo e paz.

 

Rogério Ramos - Presidente do Conselho Deliberativo

Moisés Gomes – Superintendente

Eliana Castro – Diretora Técnica

Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças

Comentários (0)