Presidente de Câmara é alvo de acordo com o MP por empregar filha no parlamento

O vereador também foi acusado de contratar uma empresa de contabilidade sem necessidade, um vez que a Câmara Municipal possui um profissional contador em seu quadro efetivo

Ronaldo Monteiro de Sousa
Descrição: Ronaldo Monteiro de Sousa Crédito: Reprodução

O presidente da Câmara de Ananás, Ronaldo Monteiro de Sousa (PSD), assumiu o compromisso de exonerar sua filha, contratada em janeiro deste ano para o cargo de tesoureira da Casa de Leis, em ato que configura nepotismo. No acordo realizado com o Ministério Público (MPTO), ele também se comprometeu a anular contrato assinado em fevereiro com uma empresa de contabilidade, em razão de a Câmara Municipal possuir um profissional contador em seu quadro efetivo.

 

Sobre a exoneração, o presidente e sua filha, que também assinou o acordo, concordaram em devolver o valor de R$ 8 mil pago pelo Poder Legislativo a título de remuneração.

 

Quanto à empresa de contabilidade, que também assinou o acordo, ficou registrado que a contratada efetivamente prestou serviços à Câmara Municipal e que não serão realizados pagamentos adicionais em seu favor, além dos R$ 13.500,00 já efetivados.
 

A Câmara de Ananás ainda ficou obrigada a não contratar terceiros para realização de serviços contábeis rotineiros ou contínuos, sem especial complexidade, enquanto dispuser de contador em seu quadro efetivo.
 

Para o caso de eventual descumprimento dos termos do acordo, ficaram estabelecidas multas a serem pagas pelas partes.
 

Termo de Ajustamento de Conduta
 

No texto do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado pelo vereador, foi feita a ressalva de que, ao ser notificado acerca da investigação dos fatos, o presidente da Câmara Municipal logo se dirigiu à Promotoria de Justiça de Ananás, em busca de uma solução consensual. 

 

A Promotoria de Justiça afirmou também que a prática do acordo ocorreu por diretriz do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que orienta pela solução consensual dos conflitos, sempre que couber.

Comentários (0)