Presidente do MDB diz que Raul Filho pode disputar Prefeitura de Palmas pelo partido

Nilton Franco informou que deve começar o processo de coligações a partir do mês de março; “agora estamos focados na reestruturação do MDB”, avisou

Crédito: Aurielly Painkow

O MDB, que até então não havia se manifestado sobre as eleições municipais deste ano, resolveu falar com a reportagem do T1 Notícias, nesta terça-feira, 14. O presidente do diretório estadual, deputado Nilton Franco, adiantou que a legenda terá candidatura própria à prefeitura de Palmas e que o candidato pode o ser ex-prefeito Raul Filho (sem partido).



Nilton Franco disse que o convite será para que Raul Filho se filie ao MDB e concorra à sucessão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). “Estamos esperançosos com esse entendimento com o ex-prefeito”, afirmou Franco.



O presidente do MDB disse também que o partido ainda não começou a dialogar com outras legendas para possíveis alianças, principalmente nas cinco maiores cidades do Estado. “Vamos começar esse processo de coligações a partir do mês de março; agora estamos focados na reestruturação do MDB, um partido histórico e participativo”, acrescentou.



A estratégia do MDB para as eleições deste ano é lançar candidaturas próprias nos 139 municípios. Onde não for possível, Franco diz que o partido participará com a indicação de vice-prefeitos.



A expectativa é eleger o maior número de prefeitos, vices e vereadores e, com isso, sustenta o presidente, preparar o partido para disputar o Palácio Araguaia em 2022.



O partido, na sua visão, não pode ficar sem lançar candidatura a governador. “Vivemos uma situação complicada nas eleições passadas, atípicas, porque não tivemos candidato a governador e isso resultou em um grande prejuízo político da legenda”, admitiu.


 
O MDB, assegura Franco, fechou o ano com 70 diretórios estruturado no Estado. Chegar até o final da janela partidária com o partido reestruturado nos 139 municípios tocantinenses. “Estamos nos preparando para o embate eleitoral de outubro. Ainda não tivemos uma conversa formal com outros partidos para uma possível aliança”, reiterou.



Outras cidades


O presidente informou que em Paraíso o MDB já tem pré-candidato definido, que é Celso Morais, atual vice-prefeito do município. Em Araguaína, Franco afirmou que o partido dispõe de dois nomes para ser definido como pré-candidato à Prefeitura: os deputados estaduais Jorge Frederico e Elenil da Penha.



Disse que em Porto Nacional, manteve conversa com o prefeito Joaquim Maia (PV) no sentido convidá-lo a se filiar no MDB. Maia ficou, segundo o deputado peemedebista, de dar resposta até início de fevereiro.



Em Gurupi, o partido lançou a pré-candidatura de Walter Júnior, que disputou a eleição para prefeito na cidade e obteve, de acordo com Franco, uma votação expressiva. “Mas estamos abertos a alianças no município”, pondera.

Comentários (0)