Presidente interino Michel Temer empossa novos ministros no Palácio do Planalto

Temer assumiu nesta quinta todas atribuições presidenciais após o afastamento de Dilma Rousseff e empossou, na tarde desta quinta, os novos ministros do seu governo

Temer discursa como presidente interino
Descrição: Temer discursa como presidente interino Crédito: Foto: Pedro Ladeira

Tomaram posse no fim da tarde desta quinta-feira, 12, os ministros que compõem a equipe do presidente interino, Michel Temer. Ao todo, 23 ministros foram empossados. Sete ministros são do PMDB. A equipe ministerial de Temer também contempla nomes do PP, do PSDB, do PSD, do DEM, do PRB, do PTB, do PSB e do PR.

 

Na cerimônia no Palácio do Planalto, Michel Temer falou de pacificação. Em seu discurso, o presidente interino disse que é urgente pacificar a nação, unificar o Brasil e fazer um governo de salvação nacional. “E a minha primeira palavra ao povo brasileiro é a palavra confiança, confiança nos valores que formam o caráter de nossa gente, na vitalidade da nossa democracia, na recuperação da economia e nos potenciais do nosso País, em suas instituições sociais e políticas”, declarou.

 

Temer afirmou que os partidos políticos, as lideranças e entidades organizadas e o povo brasileiro "hão de emprestar colaboração para tirar o País dessa grave crise". “Não falaremos em crise: trabalharemos. O nosso lema é Ordem e Progresso. A expressão da nossa bandeira não poderia ser mais atual”, disse Temer.

 

Senadores deixam cargos para assumir ministérios

Três senadores deixaram nesta quinta-feira (12) o Senado fazer parte do governo interino do agora presidente Michel Temer, e ocupar uma pasta na Esplanada dos Ministérios. Foram empossados Romero Jucá (PMDB-RR) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Blairo Maggi (PP-MT) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e José Serra (PSDB-SP) no Ministério das Relações Exteriores.

 

Já a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), que ocupava o Ministério da Agricultura no governo Dilma Rousseff, retornou ao Senado também nesta quinta. Seu suplente, Donizeti Nogueira (PT-TO), deixa o mandato. Além das mudanças na composição do Senado, a posse de Temer muda também lideranças e formações de blocos partidários de apoio e de oposição ao governo. Os novos líderes devem ser anunciados na próxima semana.

 

Suplentes assumem

Com a saída dos senadores que viraram ministros, três novos suplentes devem chegar ao Senado nos próximos dias. No lugar de Blairo Maggi, assume José Aparecido dos Santos, o Cidinho Santos (PR-MT). Aos 47 anos, Cidinho já assumiu o mandato por outras duas vezes — de agosto a dezembro de 2012 e de março a julho de 2014, em decorrência de licenças médica e para tratar de assuntos particulares do titular. Nesses períodos, atuou em defesa do setor produtivo agrícola.

 

Para a vaga deixada por Romero Jucá chegará Wirlande Santos da Luz, que também já passou pelo Senado entre março e julho de 2005, quando Jucá assumiu o Ministério da Previdência Social do governo Lula. Aos 61 anos, o médico pediatra já foi secretário de Saúde de Boa Vista. Como Cidinho e Wirlande já assumiram o mandato em outras ocasiões, não precisam repetir o ato de solene de posse.

 

No lugar do senador José Serra assumirá o economista José Aníbal, 68 anos, presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela. Aníbal foi deputado federal por quatro vezes e presidente nacional do PSDB. No Executivo, atuou como secretário estadual de Energia e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

 

A lista ministerial de Temer é composta apenas por homens. Confira quem são os novos ministros:

Alexandre de Moraes, ministro da Justiça e Cidadania

Bruno Araújo, ministro das Cidades

Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil

Fabiano Augusto Martins Silveira, ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU)

Fábio Osório Medina, AGU

Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo

Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Henrique Alves, ministro do Turismo

Henrique Meirelles, ministro da Fazenda

José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente

José Serra, ministro das Relações Exteriores

Leonardo Picciani, ministro do Esporte

Marcos Pereira, ministério da Indústria e Comércio

Mauricio Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Mendonça Filho, ministro da Educação e Cultura

Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário

Raul Jungmann, ministro da Defesa

Ricardo Barros, ministro da Saúde

Romero Jucá, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Ronaldo Nogueira de Oliveira, ministro do Trabalho

Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional
 

(Com informações da Agência Senado e Agência Brasil)

Comentários (0)