Processo que pede a cassação de Solange será revisado depois do carnaval

Na ação, Solange é acusada pelo suplente de deputado Ivan Vaqueiro (PT) de captação ilícita de recursos (conhecido como caixa 2) e abuso de poder econômico.

O processo que pede a cassação do mandato da deputada estadual Solange Duailibe (PT) será encaminhado para revisão logo depois do carnaval. A informação foi repassada ao Portal T1 Notícias nesta sexta-feira, 8, pela assessoria do relator do processo, Juiz Zacarias Leonardo. De acordo com a assessoria, o voto do relator está sendo finalizado, mas como o regimento interno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) passou a exigir. desde o final do ano passado, que os processos passem por um revisor, o julgamento só deve ocorrer após essa revisão.



Quem vai revisar o processo, segundo informado pela assessoria, é o Juiz Waldemar Claudio de Carvalho. Ainda segundo as informações, o processo está com o relator desde o dia 31 de maio do ano passado, mas como houve muitas ações durante o período eleitoral, somente agora o Juiz está finalizando o seu voto.



Celeridade

O advogado do suplente de deputado Ivan Vaqueiro (PT), Solano Donato, que entrou com as ações contra Solange, informou que espera que o processo seja julgado o mais breve possível. “Embora o processo esteja no TRE há mais de 2 anos, eu aguardo a celeridade da Justiça e que ele seja julgado o mais breve possível”, declarou.  



Entenda

Duas ações tramitam no TRE contra Solange, um Rced e uma Aime, ambas movidas pelo suplente de deputado estadual Ivan Vaqueiro, também do PT. Nas ações, Vaqueiro acusa Solange de captação ilícita de recursos (conhecido como caixa 2) e abuso de poder econômico.  



A deputada também é acusada de não comprovar um depósito em sua conta bancária no valor de R$ 230 mil, o que segundo as acusações, configura caixa dois. A não comprovação do dinheiro tornou-se objeto de representação do Ministério Público Eleitoral.

 

Na época, a deputada informou que o dinheiro era fruto da realização de um empréstimo feito com o comerciante Fernando Texeira e disse que o mesmo foi pago como havia sido acordado, com gado. "Esse contrato foi feito, o empréstimo foi realizado e assim como foi combinado ele foi pago. Agora se o Fernando pegou ou não o gado isso é um problema que diz respeito apenas a nós”, disse a deputada na época.

 

Questionada, na época, se Texeira teria recebido o gado e se os bezerros estariam em posse do comerciante, a deputada informou que os mesmos permaneciam em uma fazenda que estava arrendada pela sua família e que os animais sempre estiveram a disposição para serem levados. “Os animais estão em uma fazenda nossa, uma fazenda que é arrendada pela gente, mas eles estão a disposição, eles foram entregues ao Fernando, eles só estão lá porque nunca foram pegar”, informou a deputada na ocasião. Por causa disso, Solange teve as contas de campanha rejeitadas pelo TRE e pode perder o mandato, caso a Justiça acate as denúncias feitas por Vaqueiro.

 

Comentários (0)