Procurador garante denúncia contra Delta e revela que mais 8 receberam depósito

Mais oito pessoas ligadas ao prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), receberam depósito da Delta. As informações foram repassadas ao T1 Notícias pelo procurador Clenan Ranaut de Melo.

Clenan de Melo
Descrição: Clenan de Melo Crédito: Lourenço Bonifácio

O procurador de Justiça, Clenan Renaut de Melo, recebeu na manhã desta segunda-feira, 17, a equipe do T1 Notícias e em entrevista rebateu as acusações do vereador e presidente da Câmara de Palmas, Ivory de Lira, em que ele questionou o Ministério Público por não ter incluído Claudio Abreu, diretor da Delta, nas últimas denúncias feitas.

Na entrevista, o procurador também explicou os motivos da ação movida por ele pedindo o afastamento do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), além de informar que mais oito pessoas ligadas ao prefeito também receberam dinheiro da Delta.   

“Essa ação tem vários indícios de crimes contra o patrimônio público, corrupção, lavagem de dinheiro, estelionato e uma série de acusações e o que levou o MPE a pedir o afastamento do prefeito é justamente para que haja uma transição mais transparente, pois a prefeitura tem vários documentos em andamento que precisam ser preservados, que precisam ser apresentados para a outra gestão com todo aparato e legalidade. A pessoa com acusações, não estou dizendo que vai acontecer, mas precisamos nos precaver para que haja uma transição tranquila, pois a pessoa em final de mandato pode desaparecer com documentos, dados de computadores, pode destruir provas”, declarou o procurador.

Resposta a Ivoy

Sobre o teor das críticas feitas ao MPE pelo vereador Ivory de Lira (PT), Clenan disse que vê como o exercício da democracia. “A gente acusa e o acusado se defende, democracia é isso aí, ele tem todo o direito de se defender, agora nós temos a certeza de que nós estamos fazendo aquilo que chegou em nossas mãos, que são as provas. A documentação é farta, ela está no judiciário e ele vai analisar e tirar suas conclusões. Mas essa é a missão do Ministério Público, é investigar o que chega em suas mãos e é isso que estamos fazendo, não estamos aqui tentando fazer nenhuma denúncia caluniosa nem macular ninguém, nós estamos levando aquilo que tem nos autos e que chegou em nossas mãos”, se defendeu.

Segundo o procurador, o MPE apurou todas as denúncias com rigor. “Nós fizemos um trabalho bem planejado, tivemos um trabalho incansável da Polícia Civil, através da DEIC, com o delegado Claudemir, que foi um excelente investigador e sua equipe, eu apenas sou o comanante. Agora o vereador Ivory pergunta porque a Delta não foi citada e se ela é vitima? Olha essa pergunta do vereador é até ingênua. A Delta participou desse esquema fraudulento das licitações, mas no momento, denunciamos apenas o prefeito Raul Filho por causa do problema com o Chachoeira, inclusive tem nos autos detalhes", destacou o procurador.

Delta investigada

O procurador informou também que as investigações contra a Delta continuam . “A Delta continua sendo investigada, estamos esperando a conclusão das investigações que envolvem a empresa, são dados bancários que nós estamos esperando. São dados sigilosos e a Delta está sob uma investigação forte aqui no Ministério Público, mas a única coisa que eu tenho para falar é que a Delta participou desse esquema fraudulento de coleta de lixo, que envolveu todo esse ato de corrupção, mas os depósitos que foram feitos, na conta da Rosilda dirigida pelo Pedro, foram feitos por empresas fantasmas e presumem que sejam do esquema do Cachoeira e nós denunciamos ele por corrupção, a Delta também faz parte do esquema do bicheiro", frisou.

Mais acusados

O procurador revelou que a Delta depositou: "dinheiro na conta de várias pessoas em Palmas, por isso nós não denunciamos ainda, inclusive tem dinheiro da Delta na conta de vereador. Nós detectamos oito pessoas ligadas ao prefeito na conta das quais caiu dinheiro depositado pela Delta, além dos que já foram denunciados, por isso nós ainda não chegamos na Delta. Não vou dizer que o vereador tenha participação no esquema do Cachoeira, ele pode ter feito uma transação comercial ou um negócio qualquer, mas o dinheiro caiu e esse vereador será ouvido pelo Ministério Público”, disse.

Questionado quem seria o vereador que teria recebido o depósito e se houve depósito na conta de outros, o procurador não quis dar detalhes.  “Eu não vou te dizer porque nós ainda estamos investigando, mas que tem vereador com depósito da Delta na conta tem, e é por isso que a Delta ainda não foi denunciada, mas isso irá acontecer e em breve, pois ela é a maior acusada, não a vítima”, declarou.

Por que só agora?

Sobre os motivos das denúncias terem sido feitas somente agora, o procurador disse que isso aconteceu pela complexidade das investigações. “As investigações demoram, os investigadores andaram por todo o Tocantins e em outros estados, então as investigações foram muito amplas, uma investigação não se faz da noite pro dia, leva anos e coincidiu que ao termo do meu mandato. As investigações chegaram a um termo que eu concluí que tinha muita coisa que não podíamos deixar de levar ao Tribunal, mas ainda irão aparecer mais coisas, inclusive tem gente aí que tem um patrimônio elevado sem ser o prefeito”, finalizou o procurador afirmando que em Palmas haveria uma senhora ligada a um vereador, cujo o nome ele não revelou, que atualemte possui 41 imóveis entre chácaras e lotes.
 

 

Comentários (0)