Promotores que atuam contra crime organizado sofrem ameaças de morte

Pelo menos seis, dos 110 promotores de Justiça que atuam no Tocantins sofreram ameaça de morte em 2012. A informação foi confirmada pelo Ministério Público Estadual (MPE).

MPE confirmou ameaças
Descrição: MPE confirmou ameaças Crédito: Lourenço Bonifácio

O Ministério Público Estadual informou, por meio de sua assessoria, na manhã desta quinta-feira, 22, que seis, dos 110 promotores de Justiça do Estado sofreram ameaça de morte este ano. De acordo com as informações, um dos promotores ameaçados teve que ser transferido da comarca onde atuava e outro chegou a fazer uso de escolta militar. Além dos 110 promotores, o Estado tem 12 procuradores de Justiça que atuam no MPE.

 

A assessoria informou que a orientação do órgão, é que os nomes e locais onde atuam os promotores que sofreram ameaças não sejam divulgados por questão de segurança. Sem informar dados, o órgão informou também que em 2012 houve um aumento no número de promotores ameaçados de morte no Estado.



Ainda segundo a assessoria, as ameaças se devem a atuação dos promotores contra o crime organizado. Os casos de ameaça contra os promotores, segundo as informações, estão sendo apurados pelo serviço de inteligência.
 

Entenda

A informação de que promotores de Justiça do Estado estão sendo ameaçados de morte foi divulgada pelo órgão depois que um jornal de circulação nacional solicitou a relação dos nomes de todos os servidores como também a remuneração salarial de cada um. As informações sobre as ameaças foram divulgadas sob a alegação de que o MPE não divulga os nomes, mas apenas o número de matrícula dos servidores.

Comentários (0)