Protocolada ação que pede cassação de prefeito eleito em Pium

O atual prefeito de Pium, Nilton Franco, o prefeito Manoel Palma e sua vice, Luiza Verônica Pereira Luz, estão sendo acusados de vários crimes eleitorais.

Prefeito nega acusações
Descrição: Prefeito nega acusações Crédito: Lourenço Bonifácio

 A Coligação Pium Quem Ama Cuida, encabeçada pelo candidato a prefeito Dr. Valdemir Barros (PSDB), entrou com pedido de investigação judicial em  desfavor do prefeito eleito Manoel Palma (PSD) e sua vice, Luiza Verônica Pereira Luz, bem como contra o atual prefeito, Nilton Franco. Na ação, a coligação de Barros acusa o prefeito eleito, sua vice e o atual gestor de abuso de poder econômico, abuso de poder político, compra de votos, dentre outros crimes.

 

Além de pedir a investigação, Barros requer na Justiça a cassação do diploma do prefeito eleito e de sua vice. A ação foi protocolada na Zona Eleitoral de Cristalândia na última terça-feira, 23.


 

Denúncias
 
Nas denúncias, a coligação adversária acusa Manoel, Luiza e Nilton Franco de “abuso de poder econômico por utilizarem máquinas agrícolas e demais veículos na campanha eleitoral dos candidatos e carreatas eleitorais, promoveram campanha governamental com uso de máquinas eleitorais e expuseram tais veículos em locais próximos de votação com o objetivo de promover o candidato apoiado pelo prefeito Nilton Franco, senhor Manoel Palma”.
 

 

Barros também acusa seus adversários de “contratar veículo custeado pelo Município de Pium para veicular propaganda eleitoral e jingles durante o horário de expediente em benefício do candidato Manoel Palma, além de pagar funcionário público pelos cofres Municipais para fazer campanha durante o horário de expediente”.
 

 

Consta também na ação, que os acusados teriam “utilizado de ônibus escolares do Município de Pium durante o horário escolar para promover atos de campanha eleitoral em benefício do candidato Manoel Palma”, além de contratar 17 pessoas físicas durante o período eleitoral, em total confronto à legislação.
 

 

Mais denúncias

Na mesma ação, o atual prefeito, Luiza e Manoel são acusados de compra de votos de eleitores mediante a entrega de materiais de construção para que os mesmos votassem no candidato Manoel Palma, abuso de poder político e econômico em decorrência do Programa  Pró-moradia, que o prefeito Nilton Franco teria utilizado para exogir o apoio dos beneficiários em troca de apoio político e voto para o candidato Manoel Palma.

 

Prefeito responde
 

Em contato com o Portal T1 Notícias, o atual prefeito negou as acusações. “Não houve nada disso, é desculpa de candidato derrotado que agora procura uma justificativa. Essa é a terceira eleição que ele perde e a terceira ação que ele move, mas nunca ganhou uma. Entrar com ação qualquer um pode entrar, quero que ele prove as acusações, pois se existiu compra de votos aqui, foi ele que comprou”, declarou o prefeito.

 

O prefeito também negou que tenha usado a máquina pública para eleger Manoel da Palma. “Eu não teria motivo algum para usar a maquina pública, pois eu não fui candidato, votei como um eleitor comum, mas eu tenho provas de que ele cometeu várias irregularidades, não falei nada porque ele perdeu, mas se precisar, nós vamos entrar com uma ação sim, e vamos provar que ele comprou votos”, finalizou o prefeito informando que até o momento não foi notificado pela Justiça.


Tentativa de contato

O Portal T1 Notícias tentou contato com o prefeito eleito, Manoel Palma (PSD), e sua vice, Luiza Verônica Pereira Luz, mas não obteve sucesso. Caso os acusados queiram se manifestar sobre o caso, o espaço continua aberto.


 

Comentários (0)