PT promove encontro com prefeitos eleitos e orienta sobre gestão pública

A primeira palestra foi sobre Lei de Improbidade Administrativa e Rotinas da Assessoria Jurídica, com foco no artigo 37 da Constituição Federal.

Reunião com prefeitos eleitos
Descrição: Reunião com prefeitos eleitos Crédito: Assessoria

Os prefeitos eleitos pelo Partido dos Trabalhadores participaram de uma reunião de formação neste sábado, 24, no auditório do Hotel Estrela, em Palmas. O objetivo da reunião foi orientar os prefeitos eleitos sobre os procedimentos administrativos, legislação, gestão pública e ainda possibilitar troca de experiências entre os gestores.

“O Partido dos Trabalhadores  sempre foi uma escola de administração e ao longo desses anos acumulamos muitas experiências de sucessos em nossas gestões e buscamos compartilhar com os companheiros e orientar nossos gestores para que continuem acumulando boas experiências. Esse é um espaço para refletirmos sobre a relação do gestor com a sociedade, com a estrutura administrativa, com o governo federal e estadual e também com o poder legislativo municipal”, explicou o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira.

O evento contou com a presença de sete prefeitos eleitos do PT dos municípios de Aliança do Tocantins, José Rodrigues, Arapoema, Assilon Soares, Couto Magalhães, Ezequiel Guimarães, Colinas do Tocantins, José Santana, Esperantina, Professor Bina, Presidente Kennedy, Ailton Francisco, e de Riachinho, Fransérgio Alves,  dos vice-prefeitos de Buriti, Rogério Santos, e Esperantina, Lourival Barbosa, e com a participação do prefeito eleito de Abreulândia, Elieze Venâncio (PSB). Nas eleições deste ano, o PT elegeu dez prefeitos e oito vice-prefeitos.

“A iniciativa do PT demonstra que o partido está antenado com as suas responsabilidades e com o compromisso com os eleitos, porque os prefeitos e vice-prefeitos que tomam posse em janeiro vão entrar com as dificuldades pertinentes à gestão pública e precisam ter o mínimo de informação e é melhor que essas informações nasçam a partir da orientação partidária e é o que está acontecendo. O partido está com uma postura correta de se preocupar com os mandatos que ele conquistou na última eleição”, destacou o prefeito reeleito de Colinas do Tocantins, José Santana.

Os deputados estaduais petistas, José Roberto e Amália Santana, participaram do evento e ressaltaram a importância da atividade. “É importante nos reunir e trocar essas experiências, e assim ajudar nossos companheiros em suas gestões”, ressaltou Zé Roberto, seguido pela deputada Amália Santana “Nosso desejo é que a partir do dia 1º de Janeiro de 2013 vocês entrem com o pé direito nas prefeituras e possam realizar uma gestão que faça a diferença no município e na região”.

O ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, e o prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Brasil, prestigiaram o evento e também deram orientações aos gestores. “Este é um momento oportuno para que os prefeitos eleitos possam definir e identificar as oportunidades da gestão, plataformas e objetivos para 2013”, indicou Paulo Mourão.

“O essencial é estarmos atentos e evitar certas armadilhas as quais estamos sujeitos e somar as experiências das gestões passadas e das que estão em andamento para ajudar nas gestões que vão começar”, disse Júlio César.

Palestras

Na primeira parte da formação, os participantes assistiram palestras, tiraram dúvidas e compartilharam experiências. A primeira palestra foi sobre Lei de Improbidade Administrativa e Rotinas da Assessoria Jurídica, com foco no artigo 37 da Constituição Federal, que fala sobre os princípios da administração pública, ministrada pela Assessora Jurídica da prefeitura de Colinas do Tocantins, a advogada Flaviana Magna Rocha. Em seguida, a secretária municipal de Administração e Planejamento de Colinas, Maurivan Nunes de Carvalho, falou sobre “Os procedimentos administrativos básicos e essenciais para a gestão pública”, e encerramento o primeiro bloco de palestras, a diretora executiva de Licitação, Ana Paula, falou sobre Licitações e Contratos.

No segundo bloco, foram realizadas palestras sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal – SICONV,  ministrada pelo responsável pelo Setor de Convênios da prefeitura de Colinas, Nilton Enio; Lei 4.320 de 1964, Rotinas Contábeis, Lei de Responsabilidade Fiscal e Rotinas do Tribunal de Contas do Estado, com o contador Levy Batista Carvalho; Rotinas do Controle Interno, ministrada pelo assessor de Controle Interno de Colinas, Carlos Roberto Goulart; Transição, com o arquiteto Antônio Carlos Montandon; e encerrando o ciclo de debate, uma palestra sobre planejamento, ministrada pelo administrador e presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira. (Assessoria)

Comentários (0)