PT realiza eleições internas dos diretórios em 68 municípios do Tocantins

De acordo com o presidente estadual do PT, Júlio César Brasil, o PedEx é um momento de participação dos movimentos sociais e populares, associações, sindicatos, lideranças religiosas e sociais

Aconteceram neste domingo, 25, em todo o Brasil, as eleições internas do PT. No Tocantins, houve eleição em 68 municípios, totalizando ao final do processo, 80% dos municípios tocantinenses com Diretórios do PT.  Todos os filiados puderam participar da escolha de seus dirigentes, através do voto, para os que estão filiados a pelo menos seis meses; sendo votado ou mobilizando militantes.

 

De acordo com o presidente estadual do PT, Júlio César Brasil, o PedEx  é um momento de participação dos movimentos sociais e populares, associações, sindicatos, lideranças religiosas e sociais. “Diferente dos demais partidos, no PT os Diretórios são legitimamente eleitos pelos filiados locais de forma democrática e festiva. Portanto, dia 25 foi dia de vermelho, para que todos saibam que estamos fortalecidos para as lutas de hoje e do futuro”, afirma o presidente.

 

Os dirigentes do PT são eleitos por meio do voto direto dos filiados e filiadas através do Processo de Eleição Direta (PED). Dois anos após o PED, é realizado um processo extraordinário de eleição direta (PEDEX), para que os municípios que não tenham eleito sua direção, tenham uma nova oportunidade de constituir um Diretório.

 

O município precisa ter uma Comissão Provisória que ficará responsável por organizar o PEDEX e receber as inscrições das chapas e candidatos.

 

A Comissão Provisória é uma instância de direção temporária, nomeada pela Direção Estadual para organizar o PT até que os filiados e filiadas possam eleger, através do PEDEX, um Diretório para o Município.

 

(Com informações da Ascom/PT Tocantins)

Comentários (0)