Sistema de apuração para o 2° turno é oficializado e urnas de auditoria são sorteadas

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-TO e durante sua realização foi emitida a zerésima com o relatório geral de cada seção.

Cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-TO no youtube
Descrição: Cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-TO no youtube Crédito: ASCOM

Neste sábado, 23, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou cerimônia de oficialização do sistema de gerenciamento para o 2° turno das Eleições Suplementares para os cargos de governador e vice-governador. O sistema é responsável por armazenar os dados disponibilizados pela Comissão de Apuração, e a esta compete à apuração dos votos referentes às Eleições, que serão realizadas neste domingo, 24.

 

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-TO (www.youtube.com/justicaeleitoralto) e durante sua realização foi emitida a zerésima com o relatório geral de cada seção, demostrando que não há nenhum voto registrado no sistema de apuração.

 

Na ocasião, o presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas, convocou os eleitores para irem às urnas neste domingo e fortalecerem a democracia.

 

Auditoria

 

Na manhã deste sábado, 23, também foi realizado o sorteio para a auditoria das urnas eletrônicas. Foram sorteadas três urnas, sendo duas do interior e uma da Capital.

 

A equipe da Justiça Eleitoral está se deslocando para trazer até o auditório do Tribunal as urnas sorteadas: uma na 20ª Zona Eleitoral de Peixe, seção 44, localizada no município de São Valério da Natividade, e uma urna na 33ª Zona Eleitoral de Itacajá, Seção 36, localizada no município de Centenário. A urna eletrônica sorteada em Palmas foi a da Seção 558 e já foi recolhida e está sede do TRE-TO

 

Para facilitar o deslocamento das urnas sorteadas do interior até Palmas foi montado um sistema de logística. No último dia 22 de junho, três equipes foram deslocadas para as cidades estratégias de Arraias, Alvorada e Augustinópolis, ficando responsáveis pelo recolhimento das urnas. A expectativa é que os equipamentos cheguem ao TRE-TO até o fim da tarde deste sábado, para que a auditoria seja realizada no dia da eleição.

 

Como funciona

 

Na última segunda-feira (11/6), os representantes dos Partidos Políticos realizaram o preenchimento das cédulas que serão utilizadas nos trabalhos da auditoria da votação, bem como os 250 estudantes do Colégio Interação de Palmas.

 

As cédulas foram inseridas em urnas de lona lacradas e guardadas até o dia da eleição, esses votos vão ser inseridos nos equipamentos sorteados, e dessa forma, poderá ser comprovado que os votos inseridos nas urnas terão o mesmo resultado das cédulas de papel, demostrando assim o funcionamento eficaz e seguro da votação eletrônica.

 

Os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, o Departamento da Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades poderão indicar representantes para acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica

 

Comentários (0)