Solange participa de sessões na AL a partir da próxima 3ª; Barbiero será empossado

Solange assume interinamente o lugar de Eduardo Siqueira Campos; Alan Barbiero substituirá Ricardo Ayres e garante que será um deputado independente mas crítico

Solange tomou posse nesta 5ª, na AL
Descrição: Solange tomou posse nesta 5ª, na AL Crédito: Foto: Silvio Santos/Dicom AL

Com a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), dois suplentes de deputados assumem mandatos no Legislativo. Solange Duailibe (PR), que já foi deputada, volta à AL para assumir interinamente o lugar de Eduardo Siqueira Campos, que pediu licença médica por 121 dias para fazer uma cirurgia. Alan Barbiero (PSB) assumirá a vaga de Ricardo Ayres, após o mesmo receber a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais de Palmas. 

 

Solange tomou posse como suplente na tarde desta quinta-feira, 2, na sala de reuniões da Presidência da Casa, e vai substituir Eduardo até 30 de maio deste ano. Segundo informações da AL, depois de fazer o juramento protocolar de obedecer às constituições Federal e Estadual e defender as leis, Solange comentou suas intenções quanto ao mandato. “Já fui deputada estadual por 12 anos, mas ainda é um desafio para mim porque a Assembleia vive um novo momento, de mais independência”. A deputada disse ainda que retorna com responsabilidade e motivação para votar segundo sua consciência e servir aos tocantinenses.

 

A assessoria de Barbiero explicou que ele deve tomar posse assim que o deputado Ricardo Ayres apresentar seu pedido de afastamento do cargo, o que provavelmente ocorrerá na próxima sessão da AL, na terça-feira, 07.

 

Mandato

Em entrevista ao T1 Notícias, Alan Barbiero fez uma perspectiva de como deverá atuar frente ao governo. “Não vou ser um deputado de oposição, nem de situação. Serei um deputado independente que vai apoiar os bons projetos do governo, mas também sendo crítico e propositivo para dar um passo adiante”.

 

Barbiero afirmou ainda que vai continuar defendendo as bandeiras do seu partido. “A primeira bandeira que vou defender é a de educação, ciências e tecnologias. Queremos resgatar a existência da Fundação de Apoio a Pesquisa do Tocantins (FAPT) que já existiu quando foi reitor da UFT”, relembrou.

 

O parlamentar destacou a urgência em tratar do desenvolvimento econômico do Estado. “Estou chegando agora na Assembleia com uma máxima: ou o Tocantins cresce, ou morre. E para crescer nós precisamos impulsionar as empresas que irão se instalar aqui desburocratizar principalmente as empresas ligadas ao agronegócio que talvez seja o maior espaço competitivo do Tocantins”, ponderou Alan.

 

Ainda na área da educação, Barbiero destacou a importância da Unitins. “Queremos defender o fortalecimento da Unitins. Uma universidade estadual tem um papel muito importante para a sociedade”. O novo deputado afirmou que deverá se vincular aos projetos de desenvolvimento sustentável e levantar discussões sobre a inclusão social. “Quero também e fortalecer o trabalho que o deputado Ricardo Ayres já vinha fazendo”.

 

(Atualizada às 18h33)

Comentários (0)