SSP aponta equívoco da Delegacia da Mulher sobre redução no horário de funcionamento

SSP esclareceu que o aumento da jornada de trabalho de seus servidores não poderia implicar na redução do horário de atendimento ao público das unidades

SSP diz que houve equívoco no entendimento adotado pelas delegacias
Descrição: SSP diz que houve equívoco no entendimento adotado pelas delegacias Crédito: Da Web

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou por meio de nota enviada no início da tarde de quarta-feira, 27, que tomou conhecimento da alteração do horário de atendimento ao público das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher – DEAMs, de Palmas, para 8h às 12h e 14h às 18h, de segunda à sexta-feira, após notificação aos policiais civis lotados nestas unidades de ampliação de suas jornadas de trabalho de 6h para 8h diárias, conforme previsão do artigo 20 da Lei Estadual n. 1.654 / 2006, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Tocantins.  

 

A SSP esclareceu que houve equívoco no entendimento adotado pelas respectivas delegacias especializadas, tendo em vista que o aumento da jornada de trabalho de seus servidores não poderia implicar na redução do horário de atendimento ao público das unidades. Sendo assim, informou que o ato de regulamentação do horário de atendimento ao público das DEAMs Centro e Sul, da Capital, será publicado no Diário Oficial do Estado – DOE desta quarta-feira, 27, mantendo-se o período de 12 horas diárias ininterruptas, entre 7h e 19h, de segunda à sexta-feira, avaliando-se, ainda, a possibilidade de futura extensão do atendimento para 14h ao dia, no intervalo entre 7h e 21h, assim como a possível unificação da sede de atendimento para ambas as unidades, hoje localizadas na Quadra 604 Sul e em Taquaralto, objetivando melhorias na capacidade de atendimento ao público.  

 

Em uma rede social, a deputada estadual Cláudia Lélis (PV) parabenizou o Governo do Tocantins e a Secretaria da Segurança Pública por terem revertido essa situação. "A defesa da Mulher precisa ser prioridade devido aos tristes índices em relação à esse tipo de violência. Seguimos nessa luta", afirmou a deputada.

 

Apesar da comemoração pela retomada no horário normal de atendimento das DEAMs, a deputada reafirmou a necessidade de delegacias descentralizadas, que atendam as mulheres em qualquer horário que precisarem. "Não acredito que a junção das Delegacias da Mulher de Taquaralto e da 604s seja uma boa saída, como informa a nota da SSP. Cada região tem suas especificidades e a descentralização do atendimento é essencial. Ainda precisamos que essas delegacias funcionem por 24 horas e que tenham estrutura própria", pontuou. Recentemente a deputada apresentou um requerimento solicitando que as Delegacias da Mulher funcionassem 24 horas.

 

Solicitação da OAB

 

Na terça-feira, 26, a Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins entregou ao deputado estadual Léo Barbosa, ofício solicitando o funcionamento 24 horas das delegacias da mulher em todo o Estado.

 

Segundo Jandra de Paula, Presidente da Comissão da Mulher Advogada, a medida é imprescindível, visto que as ocorrências ligadas à violência contra as mulheres aumentam de maneira considerável fora do horário comercial. “Esperar até o dia seguinte pode prejudicar a denúncia. A vítima pode perder a prova da agressão ou até mesmo desistir da queixa diante de coação. A ampliação do horário de funcionamento das delegacias da mulher para 24h, sete dias por semana, é uma medida urgente e necessária, além de ser mais um instrumento fundamental na rede de proteção a violência contra a mulher”, pontuou.

Comentários (0)