Tocantins contará com a participação de 13,8 mil mesários nas Eleições 2020

Cada seção conta com uma mesa receptora de votos, composta por quatro colaboradores que desempenham as funções de presidente, 1º e 2º mesários e 1º secretário

Crédito: Divulgação/TRE-TO

Para as Eleições Municipais 2020 o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) contará com a participação de mais de 18 mil colaboradores atuando nos 139 municípios do estado. Os mesários representam a grande maioria, com 13.820 pessoas distribuídas nas 3,4 mil seções eleitorais do Tocantins.  

 

Para trabalhar como mesário no dia 15 de novembro é preciso que o eleitor seja convocado pela Justiça Eleitoral, independente de ter se voluntariado ou não. As cartas de convocação são encaminhadas pelos cartórios eleitorais por e-mail e WhatsApp, além de contato telefônico. Após receber este comunicado, o cidadão precisará validar a convocação no Portal do Mesário  em até três dias úteis. Confira aqui os Editais com nomeação dos mesários. 

 

Cada seção conta com uma mesa receptora de votos, composta por quatro colaboradores que desempenham as funções de presidente, 1º e 2º mesários e 1º secretário. Os Editais com as nomeações de cada seção eleitoral, com as respectivas funções, já foram publicados no Diário da Justiça Eleitoral.  

 

Treinamento

 

Em razão da pandemia de Covid-19, o treinamento para os mesários será realizado preferencialmente pela modalidade à distância (Ead). Para participar do curso, o cidadão precisa ter sido previamente convocado pelo cartório eleitoral e ter recebido na sua carta de convocação as instruções para o treinamento que será por aplicativo da Justiça Eleitoral, que podem ser baixados nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.  Além deste poderá haver a convocação para treinamento presencial ou por videoconferência.  Nestes casos, a carta de convocação também apresentará as informações como local, data e horário.

 

Vantagens

 

Além de contribuir com o processo democrático do país, há diversos benefícios para o mesários, dentre eles: direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e de treinamento, sem perder o salário; em caso de empate em concurso público, o mesário pode ter vantagem, se o edital prever esse critério; no dia da eleição, ele recebe auxílio-alimentação no valor máximo de R$35,00 (Portaria TSE nº 377, de 22 de maio de 2019).  E caso o mesário esteja na universidade, pode validar o serviço como horas complementares.

 

Em 2020, o TRE-TO recebeu 4.420 novas inscrições de mesários voluntários, o que corresponde a mais que o dobro de novas inscrições realizadas em 2016, também ano de eleição municipal.

Comentários (0)