TRE determina diplomação e posse de Auri Wulange em Axixá

O juiz José Ribamar Mendes Júnior que concedeu a liminar considerou que a posse do segundo colocado em processo ainda em andamento fere o direito de ampla defesa de quem foi eleito nas urnas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concedeu nesta quinta-feira, 28, liminar que garante a posse do prefeito eleito de Axixá, Auri-Wulange (PSD). O eleito teve o registro cassado pelo juiz Baldur Rocha Giovannini, da 11ª Zona Eleitoral de Itaguatins.

O prefeito eleito é acusado de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Na decisão de primeira de instânciao juiz Baldur Rocha determinou a diplomação do atual prefeito que também concorreu as eleições e ficou em segundo lugar, Ruidicard de Sousa Brito (PT). A diplomação do segundo colocado, segundo as informações, ocorreu no último dia 19.

A decisão foi encaminhada ao Portal T1 Notícias pelo advogado do caso, Ricardo Ayres de Carvalho.  O juiz que concedeu a liminar foi o juiz José Ribamar Mendes Júnior. O juiz considerou que o processo exige rigoroso estudo das provas anexadas dos autos.

Decisão

Ainda de acordo com a decisão, o processo deve ser concluído para depois o Tribunal proferir a “decisão definitiva de mérito que represente para os eleitores de Axixá do Tocantins/TO o justo provimento”.

Consta na decisão “Do mesmo modo, tenho que as demais condutas imputadas aos oras recorrentes requerem uma minuciosa análise por parte deste Regional, posto vislumbrar possível ofensa ao princípio do devido processo legal, no que tange a legalidade das provas juntadas aos autos”.  

Prefeito comemora

O prefeito eleito, Auri Wulange comemorou a decisão e afirmou que o juiz da 11º ZE, Baldur Rocha, foi induzido ao erro. “Recebo a decisão com felicidade, o voto do eleitor foi respeitado. Respeito a decisão de primeira instancia, mas o juiz foi induzido ao erro. O atual prefeito que perdeu as eleições não se conforma com a derrota”, afirmou.

 

Comentários (0)