TRE lança cartilhas sobre voto e eleições nas quatro línguas mães indígenas do TO

Dentre os conteúdos abordados nas cartilhas estão noções básicas sobre voto, campanha eleitoral, votação eletrônica e principais crimes eleitorais

Cartilhas são voltadas aos eleitores indígenas do Tocantins
Descrição: Cartilhas são voltadas aos eleitores indígenas do Tocantins Crédito: Divulgação/TRE-TO

Na próxima segunda-feira, 24, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas, fará, durante a sessão de julgamento das 17h, o lançamento das cartilhas bilíngues do projeto de “Inclusão Sociopolítica das Comunidades Indígenas do Tocantins”.

 

A produção gráfica conta com exemplares editados nas quatro línguas mães dos indígenas do Tocantins, dos Povos Meri, Yny, Panhi e Akwê (Kraô, Xerente, Apinajé e Karajá /Javaé/Xambioá), que, de forma didática, apresenta ao eleitor indígena informações importantes que lhes permitem compreender o processo eleitoral. Dentre os conteúdos abordados nas cartilhas estão noções básicas sobre voto, campanha eleitoral, votação eletrônica e principais crimes eleitorais.

 

De acordo com o TRE, o projeto foi instituído pela Justiça Eleitoral visando garantir o pleno direito ao exercício da democracia. “Em uma grande mobilização, juízes eleitorais e servidores visitaram aldeias até o fim deste mês de setembro promovendo a participação de representantes de todas as etnias do Estado, buscando a efetivação dos direitos ligados à cidadania, como o voto”, informou o Tribunal.

Comentários (0)