TRE orienta grupos de trabalho para avaliação das eleições e auditoria externas

A Avaliação acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro na sede campestre da Associação dos Magistrados Tocantinenses (ASMETO).

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou, na tarde desta quarta-feira (21), reunião para formação de equipes de trabalho que irão acompanhar as oficinas durante o processo de avaliação das Eleições Municipais de 2012.

De acordo com o assessor de Pesquisa, Estratégica e Gestão da Qualidade (ASPEQ) José Paiva, a reunião buscou “passar as informações gerais da auditoria externa e avaliação das Eleições, além de orientar a atuação dos facilitadores das equipes que atuarão no processo da Avaliação das Eleições”.

A Avaliação acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro na sede campestre da Associação dos Magistrados Tocantinenses (ASMETO). O objetivo principal do procedimento é avaliar o desempenho dos processos de realização das eleições, visando à implementação de melhorias para o próximo pleito.

Os trabalhos serão realizados em oficinas com temas correspondentes aos processos componentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).  Os quais avaliarão: o Cadastro de Eleitores, Registro de Candidatura, Votação, Apuração, Planejamento das Eleições, Orçamento das Eleições, Aquisições para Eleições, Distribuição de Materiais, Manutenção de Urnas, Gestão de Pessoas, Infraestrutura Tecnológica, Prestação de Contas e Auditoria, Comunicação, Votação Paralela, Logística dos Cartórios e Diplomação.

Serão apontados os pontos positivos, as dificuldades e as sugestões de melhoria de cada procedimento. Em 2010, por exemplo, o item avaliado Processo de Comunicação nas Eleições destacou como um ponto positivo a inclusão de profissionais oriundos da área de Comunicação, o que resultou em maior profissionalização dos processos inerentes a atividade. Quanto às dificuldades, foi ressaltado a sobreposição e acúmulo de atividades num mesmo período.

Auditoria Externa do TRE-TO

Nos dias 28 e 29 de novembro acontecerá a Auditoria Externa do TRE-TO, que é parte do procedimento do Plano Anual de Auditoria. Os trabalhos serão conduzidos pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade com a finalidade de verificar se os procedimentos adotados nas Eleições estão conforme disposições planejadas e de acordo com a NBR ISO 9001:2008.

A auditoria também faz parte das ações para a manutenção da certificação ISO 9001, a qual o TRE-TO mantém desde 2005. (Assessoria/Patrícia Vera)

Comentários (0)