TSE marca para 2ª julgamento da candidatura do vice de Carlesse e põe chapa em risco

Caso TSE julgue recurso do MPE procedente, chapa corre risco de cair pela impossibilidade de substituição do vice.

Wanderlei Barbosa terá seu registro de candidatura julgado no TSE na segunda
Descrição: Wanderlei Barbosa terá seu registro de candidatura julgado no TSE na segunda Crédito: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima segunda-feira, 25, o julgamento do recurso da ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) representado pelo subprocurador Geral Eleitoral, Humberto Jacques Medeiros, contra a aprovação da candidatura de Wanderlei Barbosa (PHS), candidato a vice-governador na chapa de Mauro Carlesse (PHS).

 

Juristas da coligação adversária, "A Vez dos Tocantinenses",  uma das autoras da denúncia a Justiça Eleitoral, garantem que "como não é mais possível substituir candidatos vice, caso o recurso seja considerado procedente pelo TSE, derrubando assim a candidatura de Carlesse, que anularia os votos dele no próximo domingo, 24 de junho". 

 

A intimação teria chegado eletronicamente a Wanderlei Barbosa na tarde de quarta-feira.

 

Na ação, o MP argumenta que Wanderlei Barbosa se filiou ao PHS no início de abril, ou seja, não tinha seis meses de partido quando disputou o primeiro turno da eleição suplementar, em 3 de junho. Além disso, os adversários de Carlesse e Wanderlei no primeiro turno sustentam que o vice não registrou sua candidatura a tempo no dia 23 de abril, tendo sua documentação sido protocolada após às 19h30 – o limite era 19 horas.


No recurso do MP Eleitoral, que tem nove páginas com vários precedentes favoráveis à tese defendida pela Procuradoria, o vice-procurador-geral sustenta que na democracia as regras não podem ser mudadas para favorecer eventuais indivíduos, destacando que o protagonismo político cabe aos partidos e não às pessoas.

 

Além da coligação “A vez dos Tocantinenses”, do candidato Vicentinho Alves (PR), as coligações “Reconstruindo o Tocantins”, da senadora Kátia Abreu e a “A Verdadeira Mudança”, do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), também pediram a impugnação do registro de candidatura de Wanderlei.  

 

Governo responde

 

Em nota oficial encaminhada ao Portal na noite desta sexta, a coligação  diz estar confiante na manutenção  do registro  de candidatura  de Wanderlei e tranquilos quanto ao pleito.  Confira na íntegra: 

 

 

 As candidaturas de Mauro Carlesse e de Wanderlei Barbosa foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

 Posteriormente a isso, as coligações que recorreram contra essa decisão não recorreram para ao Supremo Tribunal Federal.

 

 A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) ajuizou um recurso – “agravo interno” –, por meio do qual pediu ao ministro-relator esclarecimento sobre alguns pontos do julgamento, o que já foi respondido. 

 

 Como as candidaturas já foram aprovadas pelo pleno do TSE, o registro da candidatura de Mauro Carlesse e de Wanderlei Barbosa, essa decisão será mantida, até por que já foi decidida em outra oportunidade, por unanimidade.

 

 Por tudo isso, estamos tranquilos e tranquilizamos o eleitor sobre esse fato, uma vez que o que há é muita contrainformação, em véspera de eleição, para beneficiar determinada candidatura.

 

Saiba mais

 

Recurso contra candidatura de Wanderlei na chapa de Carlesse será julgado pelo TSE

Comentários (0)