Vereador de Lajeado propõe à Câmara projeto de lei que cria o Dia dos Pobres

Vereador cita a preocupação com o crescente número de pessoas que vivem hoje na extrema pobreza

Projeto é de vereador de Lajeado
Descrição: Projeto é de vereador de Lajeado Crédito: Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Lajeado recebeu um projeto de Lei um tanto inusitado no último dia 16. O PL nº 7/2017, elaborado pelo vereador Edilson Gonçalves Mascarenhas (PTB), cria no município o Dia dos Pobres, marcado no calendário da cidade para o dia 17 de outubro.

 

Em entrevista ao Portal T1 Notícias nesta terça-feira, 23, o parlamentar explicou que a intenção é dar sequência num projeto que já existe e adequar para o município. “Baseado no Dia Mundial de Erradicação da Pobreza, nós estamos querendo adaptar para o nosso município um dia para a gente voltar a atenção para a pobreza aqui do município. A intenção é combater a pobreza e não comemorar, como muitos críticos estão apontando”, informou.

 

O Projeto de Lei que institui feriado municipal no dia 17 de outubro, Dia Mundial da Erradicação da Pobreza, tem a intenção de debater e combater a pobreza no município e outras providências. “A ideia é que neste dia as autoridades possam se reunir para tomar medidas para combater a pobreza do nosso município”, acrescentou o vereador.

 

No projeto, que já foi encaminhado para as comissões da Casa, o vereador cita a preocupação com o crescente número de pessoas que vivem hoje na extrema pobreza. Não somente uma data, a PL do legislador garante a elaboração e cumprimento de políticas públicas ou de projetos com o intuito de combater a pobreza na cidade.                       

 

“Na época de campanhas todos os projetos políticos são de combater as desigualdades, diminuir a pobreza, mas depois que passa a gente não vê nada disso acontecer. O que a gente vê é a concentração do poder, favorecimento de pessoas, falta remédio, falta assistência social, cesta básica, trabalho e a gente vê gastos desnecessários. Só em um colégio na zona rural nós temos mais de meio milhão em aluguel de veículos”, avaliou o vereador, que faz oposição ao prefeito do município.

 

A justificativa do vereador é que, no dia 17 de outubro de 1987, mais de 100 pessoas se reuniram na Praça da Liberdade, em Paris, para celebrar o primeiro Dia Mundial para a erradicação da miséria. No que teria colaborado para que, em 1992, a data fosse oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Comentários (0)