Vereador e servidor da Câmara de Figueirópolis são denunciados por peculato

Segundo a denúncia, os suspeitos teriam feito uso do cargo público para o desvio de dinheiro particular, em proveito próprio, tipificado como peculato no artigo 312 do Código Penal.

O vereador Delcivan Moreno Pinto e Dyanno Rayfran Pereira de Aguiar, tesoureiro da Câmara Municipal, foram denunciados criminalmente pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Figueirópolis, nesta quarta-feira, 24, por supostamente fazerem uso do cargo público para o desvio de dinheiro particular, em proveito próprio, tipificado como peculato no artigo 312 do Código Penal.

 

Segundo o MPE, investigações apontaram que entre os anos de 2013 e 2014, Delcivan, então presidente da Câmara de Vereadores, e Dyanno teriam desviado valores referentes a empréstimos consignados firmados por três outros vereadores junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Apesar de os valores serem descontados no contracheque das vítimas, o dinheiro não era repassado para a instituição financeira. Uma das vítimas se viu obrigada a pagar o empréstimo junto ao banco para que pudesse limpar seu nome.

 

Na denúncia, a promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli Cisi requer a condenação dos agentes públicos pelo crime de peculato, cuja pena é de reclusão de 2 a 12 anos.

 

(Com informações do MPE/TO)

Comentários (0)