Vereador Folha vê contradição sobre ranking da transparência e critica oposição

Folha se refere ao estudo “Escala Brasil Transparente”, que avalia índice de transparência pública em estados e municípios sobre o cumprimento da Lei de Acesso à Informação

Vereador José do Lago Folha Filho
Descrição: Vereador José do Lago Folha Filho Crédito: Foto: Ascom/Câmara

O vereador José do Lago Folha foi à tribuna da Câmara na manhã desta quinta-feira, 10, e contestou o resultado de levantamento que aponta Palmas como a última colocada entre as capitais do país no Ranking Nacional dos Portais de Transparência. "Tenho em mãos um estudo feito pela Controladoria-Geral da União, a CGU, que põe Palmas na 14ª posição, ao lado de Fortaleza. Vejo uma contradição aí", afirmou. 

 

Folha se refere ao estudo “Escala Brasil Transparente”, divulgado no dia 20 de novembro. O levantamento avalia índice de transparência pública em estados e municípios sobre o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). 

 

Conforme este relatório, a cidade de Palmas somou 8,19 pontos, ficando na 14ª colocação. "A própria CGU informou que verificou a situação de 1.613 entes federativos. Palmas ficou em primeiro do Tocantins e em décimo-quarto do Brasil", afirmou o vereador.  

 

Segundo Folha, é compromisso da gestão aperfeiçoar o Portal da Transparência. "A meta é deixar o portal classificado como um dos melhores do país. Ainda não é o ideal, mas não podemos aceitar que é o último."

 

O vereador afirmou ainda que buscou informações e a meta da gestão é cada vez mais buscar o avanço e conteúdo do Portal. "Vejo o trabalho da gestão neste sentido. E vejo também a oposição, a qualquer notícia ruim relacionada à cidade, comemorar. É ruim isso."

 

Portugal

Outro vereador havia abordado o tema na Câmara. Claudemir Portugal, em entrevista concedida no dia 24 de novembro, logo após o resultado do levantamento do CGU, disse que a prefeitura "tem respeito com os contribuintes que pagam os impostos". "Isso é a prova que a prefeitura de Palmas, apesar das críticas dos oposicionistas, aqueles do 'quanto pior, melhor', dá exemplo e não teme nada... Até porque não há motivo para temer por uma razão simples: tem respeito com os contribuintes que pagam seus impostos", disse, na época. 

 

 

Comentários (0)