Vereador pode ser investigado e perder mandato por fazer apologia à pedofilia

Promotor de Justiça requereu investigação por quebra de decoro parlamentar e vereador pode até perder o mandato.

Vereador Lúcio Campelo é alvo de denúncia do MPE
Descrição: Vereador Lúcio Campelo é alvo de denúncia do MPE Crédito: Divulgação/ Ascom

O vereador Lúcio Campelo (PR) pode ser investigado por falar que é a favor da pedofilia durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara de Palmas, na semana passada. O pedido é do Ministério Público Estadual (MPE) para a Câmara. O Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij), órgão de apoio MPE, encaminhou ofício ao presidente do Legislativo solicitando a instauração de procedimento disciplinar contra o vereador por “apologia à pedofilia”. A investigação por quebra de decoro parlamentar pode levar a perda de mandato do vereador. 


Apesar de o fato ter ocorrido na semana passada, durante votação para criar a Semana de Combate à Violência e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes de Palmas, o assunto só veio à tona nesta quinta-feira, 22, após vazar um vídeo em que é possível ouvir a voz do parlamentar dizendo "eu sou é a favor da pedofilia". Com a repercussão, o vereador usou a tribuna da Câmara para admitir que sua fala era uma brincadeira e pedir desculpas pelo erro.

 

Para o Promotor de Justiça e coordenador do Caopij, Sidney Fiori Júnior, “é inconcebível que um representante do povo se utilize indevidamente do sistema de imunidades para violar a Constituição Federal, os direitos humanos e a dignidade das crianças e adolescentes”, comentou.

 

O Ministério Público Estadual requer, ainda, que a Câmara Municipal estabeleça medidas em defesa da ética e decoro parlamentar, de forma que o parlamento respeite e observe as garantias e os direitos das crianças e adolescentes.

 

Várias instituições que atuam em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, além de órgãos de fiscalização, repudiaram a atitude do parlamentar. A repercussão também foi extremamente negativa nas redes sociais, mas apesar disso, alguns parlamentares da Câmara Municipal chegaram a defender Lucio Campelo pela fama de "brincalhão" do representante público.

Comentários (0)