Vereadores de Lajeado podem perder mandatos por falta de cota feminina nas eleições

A chapa dos quatro parlamentares chegou a ter uma única candidatura feminina, mas a postulante desistiu antes das eleições

Crédito: Reprodução

Quatro vereadores de Lajeado correm o risco de perder o mandato devido a falta de representabilidade feminina na chapa em que concorrem às eleições de 2020. Conforme apurado pelo T1, são eles: Emival Parente, André Portilho, Neemias Carvalho e Nivaldo Brito (Xirica).

 

Em conversa com o Portal, a advogada dos parlamentares, Adriana Brandão, afirmou que os vereadores foram intimados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) no dia 27 de maio e que ainda está no prazo para manifestação, que é de cinco dias, de acordo com o artigo 22, inciso I da Lei complementar 64/90.

 

Por fim, Adriana ressaltou que a alegação é infundada e que os parlamentares irão provar no curso do processo que não há inconformidades.

 

Entenda 

 

Todos os quatro vereadores são do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e fazem parte da base do prefeito reeleito Junior Bandeira, do mesmo partido. 

 

A ação que hoje tramita no TRE-TO foi interposta pelos suplentes Gilberto Borges e Beatriz (Bia), ambos do PSC e de oposição. Eles denunciam que a chapa dos quatro vereadores chegou no dia da votação sem nenhuma candidatura feminina.

 

Nas eleições proporcionais (vereador, deputado estadual e deputado federal), a legislação eleitoral determina que, pelo menos, 30% das candidaturas lançadas por um partido político seja destinada ao gênero oposto ao da maioria.

 

Ainda de acordo com informações reunidas pelo T1, a chapa do MDB chegou a ter uma candidatura feminina ao legislativo municipal, com a candidata Zaida Dias, mas ela acabou desistindo do pleito pouco antes da votação e não houve substituição.

Comentários (0)