Vicentinho Júnior assume vice-liderança de bloco centrista composto por 350 deputados

O bloco engloba 14 partidos: PSL, PL, PP, PSD, MDB, PSDB, REPUBLICANOS, DEM, SOLIDARIEDADE, PTB, PROS, PSC, AVANTE e PATRIOTA.

Crédito: Reprodução

O deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO) foi indicado nesta terça-feira, 3,  para assumir a vice-liderança da bancada denominada de centro, na Câmara Federal. Composta por mais da metade dos parlamentares da Câmara dos Deputados, a bancada tem como presidente Arthur Lira (PP –AL) e engloba 14 partidos: PSL, PL, PP, PSD, MDB, PSDB, REPUBLICANOS, DEM, SOLIDARIEDADE, PTB, PROS, PSC, AVANTE e PATRIOTA.


 

Dos 513 deputados federais, a bancada de centro conta com 350 parlamentares, correspondendo a mais de 57% da Câmara Federal, o que significa forte poder de influência e decisão em plenário.


 

O parlamentar tocantinense entende que a nova função será um desafio e disse que vai procurar desempenhar a missão com muita responsabilidade, “prezando pelo trabalho de equipe e na defesa dos interesses do grupo”. Vicentinho observa que o Tocantins também tem muito a ganhar, uma vez que, segundo ele, os interesses do Estado serão colocados em discussão na bancada.


 

Na ausência do líder, Vicentinho Júnior, automaticamente, passa a ser responsável para nortear as discussões, votações de propostas, orientar a bancada, fazer solicitações à mesa e participar do Colégio de Líderes. O Colégio é responsável pela definição das pautas que serão discutidas em plenário.


 

Colégio de Líderes


 

Os deputados, agrupados em representações partidárias ou blocos parlamentares, elegem seus líderes, que, entre outras atribuições, encaminham as votações nas Comissões e no Plenário, onde podem fazer uso da palavra, em qualquer tempo da sessão, para tratar de assunto de relevância nacional ou defender determinada linha política.


 

Os líderes também indicam os deputados para compor as Comissões Técnicas e registram os candidatos para concorrer aos cargos da Mesa Diretora. Órgão de discussão e de negociação política, o Colégio de Líderes é fundamental para o processo legislativo, pois viabiliza a conciliação entre os diferentes interesses das categorias representadas na Casa.


 

O Colégio de Líderes é composto pelos líderes da Maioria, da Minoria, dos partidos, dos blocos parlamentares e do Governo.

 

Comentários (0)