Votação é encerrada em 18 países e brasileiros divulgam resultados com Ciro na frente

Votos somente serão contabilizados e os resultados divulgados oficialmente após às 19 horas, no horário de Brasília. 

Candidato do PDT é destaque em divulgação de boletins internacionais
Descrição: Candidato do PDT é destaque em divulgação de boletins internacionais Crédito: Nacho Doce/Reuters

As eleições 2018 para eleger o novo presidente do Brasil já foram encerradas em 18 países, conforme divulgou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os 500 mil eleitores que estão aptos a votar fora do país, em 99 nações, votaram somente para o cargo de presidente da República. Apesar de a divulgação só ser permitida após as 19h, horário de Brasília, brasileiros já compartilham em redes sociais boletins de urnas apontando que o candidato do PDT, Ciro Gomes, já venceu em Paris - França, na Irlanda, Polônia e Berlim - Alemanha. O próprio candidato informou que ficou em segundo lugar na Nova Zelândia e na Austrália e em terceiro, em Xangai.

 

De acordo com a Agência Brasil de Comunicação (EBC), o TSE divulgou que o balanço se refere aos locais de votação, em geral as próprias embaixadas do Brasil, nos quais o pleito foi fechado às 10h, horário de Brasília, e que estão cerca de dez horas à frente no fuso horário. De acordo com o boletim, a votação já terminou na Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Cingapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Índia, Nepal, Omã e Emirados Árabes.

 

Os eleitores não são proibidos de divulgar o resultado das eleições, segundo o TSE, mas o órgão esclarece que, apesar de estarem sendo compartilhados os resultados, os votos somente serão contabilizados e os resultados divulgados oficialmente após às 19 horas, no horário de Brasília. 
 

Comentários (0)