Conheça as trajetórias de Ronaldo Dimas e Valderez Castelo Branco, candidatos a prefeito de Araguaína

Com trajetória política conhecida no Estado, Valderez Castelo Branco (PP) e Ronaldo Dimas (PR), encaram mais um desafio para manter a vida pública. Desta vez, o desafio é vencer as eleições em Araguaína para ocupar o cargo máximo do Executivo. Conhe...

Em Araguaína, apenas dois nomes disputam a prefeitura da cidade. Ambos já conhecidos pelos tocantinenses. Valderez Castelo Branco (PP) e Ronaldo Dimas (PR). Os dois candidatos trazem em seus currículos experiências tanto na vida secular quanto na vida pública, adquiridas ao longo dos anos enquanto ocuparam importantes cargos públicos. Veja a trajetória dos dois candidatos a prefeito de Araguaína.

Ronaldo Dimas

Natural de Frutal no Estado de Minas Gerais, o candidato Ronaldo Dimas (PR) nasceu em 27 de abril de 1961, é engenheiro civil, formado pela Universidade de Uberaba, e empresário. Um dos fundadores e primeiro presidente do Sinduscon/TO - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins - 1992 a 1997. Esteve à frente da Fieto - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins como seu presidente por dois mandatos - 1997 a 2003. Eleito deputado federal em 2002, exerceu o mandato na legislatura de 2003 a 2007.

Atuou como secretário das Cidades e do Desenvolvimento Urbano do Estado do Tocantins de 1º janeiro de 2010 a 6 de março de 2012, quando pediu exoneração do cargo para disputar a prefeitura de Araguaína.

Valderez Castelo Branco

Natural de Carolina no Maranhão, Valderez Castelo Branco, nasceu dia 7 de janeiro de 1954. Ainda criança começou seus estudos em Xambioá no Tocantins, voltou para Araguanã e logo depois se mudou para Araguaína, onde reside até hoje. Valderez cresceu e casou-se com o empresário Grã-mestre da Loja Maçônica do Tocantins, Lázaro Botelho Martins, hoje deputado federal pelo PP.

Em 1997 filiou-se pela primeira vez a um partido político, no PFL (Hoje Democratas), mas apenas em 2000 iniciou sua vida política conseguindo se eleger prefeita de Araguaína. Com o passar dos anos deixou o ainda PFL e se filou no PL, partido esse que deixou em 2009 para se filiar no PP, que é presidido no Tocantins por seu esposo, o deputado Lazaro Botelho Martins. Valderez é a presidente do Mulher Progressista no Estado. Valderez foi à primeira mulher a administrar a cidade de Araguaína, neste caso por dois mandatos, uma vez que foi reeleita em 2004.

Apoio Político

A coligação de Ronaldo Dimas “Juntos por Araguaína”, conquistou nesta eleição, o apoio de 17 partidos políticos, sendo eles: PRB / PDT / PTB / PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / PPS / DEM / PSDC / PRTB / PMN / PV / PRP / PSDB / PSD que juntos somam um total de 144 candidatos a vereador.

O grupo de Valderez Castelo Branco, unindo forças na coligação “Araguaína Progresso e Fé” conseguiu sustentar o apoio de apenas seis legendas: PP / PT / PTC / PSB / PC do B / PT do B, dessa forma, a candidata conta com uma chapa proporcional de 48 candidatos a vereador.

Comentários (0)