Bispo da diocese da Porto que faleceu em Goiânia será sepultado nesta 4ª no TO

Dom Celso Pereira de Almeida foi bispo da diocese de Porto Nacional de 1976 a 1995. Atualmente ele estava numa paróquia de Goiânia. Ele morreu no domingo...

Dom Celso faleceu no domingo, em Goiânia
Descrição: Dom Celso faleceu no domingo, em Goiânia Crédito: Blog do Luiz Armando

Está marcada para às 16h desta quarta-feira, 14, na Catedral Nossa Senhora das Mercês, uma missa solene e o sepultamento do corpo do bispo Dom Celso Pereira de Almeida.

Ele faleceu em Goiânia por volta das 11h deste domingo, 11, e foi bispo da diocese de Porto Nacional de 1976 a 1995. A informação repassada ao T1 Notícias é de que na sexta-feira, 9, ele já estava se sentindo mal, mas só foi levado ao hospital no sábado, 10.

“Quando ele foi para o hospital no sábado, já foi direto para a UTI”, disse uma funcionária da Paróquia São Judas Tadeu, em Goiânia, onde o corpo foi velado desde a noite de domingo, quando ocorreu uma missa.

Ao T1 Notícias foi informado também que, apesar de toda a família do religioso ser de São Paulo, ele será sepultado em Porto Nacional. Às 15h desta segunda-feira, 12, aconteceu mais uma missa em Goiânia e a previsão era de que, logo após a celebração, o corpo seria levado para a paróquia de Porto.

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, encaminhou nota de pesar pelo falecimento. Confira abaixo.

 

NOTA DE PESAR

É convicto da importância do BISPO DOM CELSO PEREIRA DE ALMEIDA, para o engrandecimento, em especial, da sociedade portuense e, de todo o Estado do Tocantins, que lamento profundamente o seu falecimento, ocorrido neste último dia 11 de maio de 2014.

 O BISPO DOM CELSO PEREIRA DE ALMEIDA, foi uma personalidade marcante, sempre desempenhado um transformativo papel evangelizador, tendo como missão principal levar a cultura, o amparo social e acima de tudo a consolidação da fé católica ao seio desta centenária coletividade.

 Foi um líder religioso antenado com as lutas populares e, por ser assim, abraçou a luta libertária do povo nortense que culminou com a criação do Estado do Tocantins. Além disso, o BISPO DOM CELSO PEREIRA DE ALMEIDA, desenvolveu transformativos projetos nas áreas educacional, cultural e social, como também se destacou como grande incentivador das vocações sacerdotais para a Diocese de Porto Nacional.

 O BISPO DOM CELSO PEREIRA DE ALMEIDA, com determinação sacerdotal, criou a Paróquia São José, na futura capital Palmas, e diante da nova configuração pastoral da do Estado, foi decisivo no dimensionamento da Diocese de Porto Nacional. Além do que, sempre esteve ao lado das famílias portuenses em seus mais expressivos momentos, tanto nas alegrias quanto nas dificuldades.

Assim posto, por se tratar desta emblemática uma figura humana, de grande fé cristã e sensibilidade social, faz-se merecedora d nosso carinho, respeito e fraternal admiração.

 

OTONIEL ANDRADE

Prefeito Municipal de Porto Nacional

 

Comentários (0)