De olho no carnaval: cuidados com a visão

Crédito: Foto: Divulgação

Estamos entrando em clima de carnaval e, para muitos, essa é uma oportunidade de descanso; já para outros, época de folia e diversão. Nesse período, existem diversos produtos que afetam os olhos e por isso não podemos nos esquecer de manter os devidos cuidados.

 

O perigo pode começar antes mesmo de sair para a rua: a maquiagem. As sombras com glitter ou purpurina podem arranhar a córnea ou se acumularem nas pálpebras e causar irritações. O lápis de olho também pode obstruir os orifícios das glândulas, aumentando os riscos de inflamação e infecção local, causando terçol ou blefarite, que é a inflamação das pálpebras.

 

Usar maquiagem de boa qualidade e em quantidade adequada, retirá-las com demaquilantes e lavar bem o rosto, são atitudes que ajudam e são extremamente necessárias para a saúde ocular. Não se esqueça de respeitar o prazo de validade dos produtos usados e evite compartilhá-los.

 

O oftalmologista, Darcy Pereira, alerta para outro vilão no ambiente festivo do carnaval. “O spray de espuma, em contato com os olhos, também pode comprometer a visão e causar sensação de areia nos olhos, vermelhidão, dor e vários tipos de reações alérgicas. Nessa hora recomendamos apenas que lave a área afetada com água corrente. Se não melhorar, procurar um médico oftalmologista. Usar colírios ou qualquer tipo de medicação sem antes consultar um especialista é muito arriscado”, finalizou Darcy.

 

Qualquer descuido com a limpeza das mãos e dos olhos pode causar alergias oculares e até mesmo conjuntivites, que é a inflamação da conjuntiva, membrana que reveste o interior das pálpebras e a parte da frente do globo ocular.

 

Todos querem aproveitar da melhor forma possível essa data festiva. Por isso, para não encerrar a diversão antes da hora, cuide bem dos seus olhos tomando os devidos cuidados. 

Comentários (0)