Doenças que se manifestam pelos olhos: Especialista alerta para cuidado com a saúde

Crédito: Da web

Você sabia que visão embaçada, desconforto visual e olhos vermelhos em alguns casos não estão ligados à doenças na visão? Os olhos podem ajudar a identificar sinais de que você precisa cuidar da sua saúde. Em uma consulta com o paciente, o oftalmologista pode detectar outros problemas de saúde e encaminhá-lo para outros especialistas.

 

Diabetes, doenças vasculares, Hipertensão, Hipoglicemia, câncer de pele são algumas das doenças que se manifestam pelos olhos, como explica, o oftalmologista, Juliano Perfeito.

 

“Os olhos dizem muito sobre a saúde de uma pessoa. O exame do fundo do olho pode identificar diversos problemas de saúde. Em alguns casos, o paciente não consegue identificar a doença, porque são doenças silenciosas. Dor de cabeça e nos olhos e visão embaçada são alguns dos sintomas que aparecem quando essas doenças estão avançadas.”

 

Diabetes

 

O diabetes é uma das doenças que se manifesta pelos olhos. Os globos oculares sofrem quando a taxa de açúcar permanece elevada. A retinopatia diabética é a primeira causa da perda de visão em adultos de 20 a 65 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). E uma a cada dez pessoas evoluem com o comprometimento grave da visão.

 

A prevalência de qualquer grau de retinopatia em pessoas com diabetes é de 35% enquanto que a proliferativa é de 7%, de acordo com a SBD. Caracterizada por alterações nos vasos sanguíneos da retina, a retinopatia diabética se apresenta por meio de lesões ou edemas que podem causar desde pequenos sangramentos até a redução e a perda da visão, como explica o oftalmologista, Juliano Perfeito.

 

“Pequenas hemorragias e inchaços na retina, bem como descolamento na mesma, hemorragias vítreas (sangramento dentro do globo ocular) e até cegueira total constituem o quadro de evolução da retinopatia diabética. Essas manifestações aparecem geralmente dez anos após o diagnóstico.”, finaliza.

Comentários (0)