Palmas, Tocantins -

Saúde


“Socorro, Quero Ser Mãe”
417 visualizações

Jornalista Denise Rodrigues lançará livro sobre maternidade em Palmas

Lançamento será no dia 11 de julho, às 20 horas, no Folks  Old Bar, na Quadra 103 norte.
- Atualizada em
Descrição: Denise e a filha Chiara. Divulgação

A jornalista e escritora Denise Rodrigues retorna a Palmas, onde morou por 12 anos, para lançar seu livro “Socorro, Quero Ser Mãe!” em edição atualizada e com novos capítulos. Passados 20 anos do lançamento original, feito em Palmas inclusive, Denise faz uma homenagem especial à cidade que acolheu seu sonho de maternidade com o nascimento de sua filha Chiara Theodora. 

 

No novo livro, a filha escreve o último capítulo. “Não poderia deixar de lançar o livro nesta cidade onde sempre fui tão feliz com minha família.” Conta a escritora. O lançamento será no dia 11 de julho, às 20 horas, no Folks  Old Bar, na Quadra 103 norte.

 

A Semente do Desejo

 

Segundo a escritora, enquanto para uns basta uma simples e prazerosa noite de amor, para outros engravidar é uma verdadeira via-crúcis. Ter um filho toma-se uma obsessão, um ponto de honra, uma necessidade tão premente quanto respirar.

 

É assim que a jornalista Denise Rodrigues começa seu livro “Socorro! Quero Ser Mãe! Porque não consigo engravidar?” em que conta a saga de 13 casais inférteis na luta pela maternidade.

 

Depois de anos tentando engravidar, buscando as mais diversas soluções e passando por situações de extrema solidão e dor, ela finalmente encontrou ajuda na ciência. Fez uma fertilização in vitro, ficou grávida e escreveu o livro em 1998.

 

"Eu não queria me sentir tão só com meu problema. E fazer o livro foi uma forma de saber como era isso para as outras mulheres. Quando minha filha fez um ano, lançamos o livro que ajudou muita gente”, conta a escritora.

 

Neste ano, Chiara completou 21 anos e Denise retoma o assunto com o relançamento do livro com atualizações e um capítulo inédito. Chiara Theodora conta como viveu sabendo que foi feita em laboratório e que isso gerou um livro.

 

Neste lançamento, a escritora dá uma nova dica: a sugestão de que mulheres que optam por ter filhos mais tarde congelem seus óvulos ainda jovens aumentando as chances de conseguir engravidar quando chegar a hora.

 

Da mesma forma, mulheres que irão se submeter a tratamentos de quimioterapia, também podem congelar seus óvulos evitando problemas futuros. 

 

“Socorro! Quero Ser Mãe” é um relato emocionante e ao mesmo tempo muito bem-humorado, que compartilha angústias, dúvidas, esperanças e vitórias.

 

Dados da OMS – Organização Mundial de Saúde - sobre a infertilidade conjugal em números:

 

- Cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva

- Nos últimos 10 anos o número aumentou 8%

- Depois de um ano sem evitar, 20% não engravidam

- Dois anos sem evitar, 15% não engravidam

- Somente 50% dos casais que começam um tratamento conseguem engravidar.