Médica destaca benefícios de ferramenta que auxilia pessoas com deficiência visual

A bengala inteligente tem ganhado destaque em todo o mundo, além de ser uma maneira de proporcionar mais independência às pessoas com limitações diárias

Médica oftalmologista, Susan Yano
Descrição: Médica oftalmologista, Susan Yano Crédito: Divulgação/RC Assessoria

No dia 10 de julho, neste sábado, é celebrado o dia da saúde ocular sendo um chamado para impulsionar a prevenção da cegueira.

 

A organização Mundial de Saúde (OMS) e a Agencia Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB) buscam gerar consciência social sobre a importância da prevenção e tratamentos que podem ser aplicados para evitar a perda parcial ou absoluta da visão.

 

Entre os avanços que auxiliam pessoas com deficiência visual, a bengala inteligente tem ganhado destaque em todo o mundo. Segundo dados da Organização de saúde (OMS) existe um número estimado de mais de 250 milhões de pessoas com deficiência visual no mundo e 50 milhões estão usando uma bengala.

 

De acordo a médica oftalmologista, Susan Yano, a bengala foi pensada diretamente no dia a dia das pessoas com deficiências visuais.

 

“Por exemplo, ela faz conexão com a internet e utiliza sensores e dados do próprio Google Maps para compreender os arredores e avisar sobre os obstáculos. A bengala inteligente também detecta obstáculos acima do peito com sensores ultrassônicos, e alerta com vibração. O Pareamento com celulares via Bluetooth e sincronização com celulares”, explica a especialista, Susan Yano.

 

A bengala Inteligente é uma maneira de proporcionar mais independência às pessoas com limitações diárias, sendo um grande avanço tecnológico também para os estudiosos da área.

Comentários (0)