Acontece no Parque do Lajeado o curso de segurança em turismo

O curso está inserido no Projeto Aventura Segura Tocantins, tendo à frente, além da Adtur, o Naturatins, Sebrae e Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

 

A qualificação de profissionais na área de segurança no segmento de ecoturismo e turismo de aventura constitui uma das preocupações do Governo do Estado para fortalecer e desenvolver o setor, em face a demanda nacional e internacional, com reflexos no plano interno. Em vista deste quadro, a Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico e parceiros deram início nesta segunda-feira, 25, ao “Curso Presencial de Competências Mínimas do Condutor”, tendo como local de sua aplicação a sede do Parque Estadual do Lajeado, a 30 km de Palmas.

 

Com o curso, o Governo pretende melhorar os serviços na área de segurança para as empresas, condutores, guias turísticos e demais agentes que compõem o trade. Em relação às empresas, em sua maioria são as que já atuam no segmento, com na Ilha do Bananal e na Serra Geral, divisa leste do Tocantins, conforme esclarece Tânia Roure, técnica da Adtur.

 

Nesta primeira fase do curso, de 5 dias, que segue até o dia 1º de março, a carga é de 60 horas/aula, em tempo integral, com a participação de 26 condutores e guias turísticos, além de dois técnicos do Naturatins que, por meio da Abeta, contará com a presença do consultor Humberto Medaglia na aplicação do curso, repassando ensinamentos teóricos, dinâmicas e exercícios de grupo em sala de aula.

 

Ele abordará durante o curso conteúdo da Norma Técnica da ABNT NR 15.285, que trata de critérios para condutores de Turismo de Aventura e, por conseguinte, da Lei Geral do Turismo. Na etapa seguinte, o curso terá outras 30 horas/aula com os alunos se deslocando em expedições em ambiente natural, no interior do Parque, assumindo posição de coordenadores, atuando no planejamento de rotas, acampamentos e demais requisitos. (Gilberto Aquino / Secom)

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

 

Comentários (0)