Aeroporto de Guarulhos se prepara para receber voos diários do maior avião do mundo

Com a mudança, a capacidade de passageiros será aumentada de 354 para 491 pessoas...

Guarulhos se prepara para receber maior avião do mundo
Descrição: Guarulhos se prepara para receber maior avião do mundo Crédito: Divulgação

O gigantesco Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, deverá entrar em operação no Brasil a partir do dia 26 de março. Para recebê-lo, o aeroporto de Guarulhos (SP) deve mudar toda sua rotina. O gigante será operado em terras tupiniquins pela Emirates na rota entre Dubai e São Paulo, em substituição ao modelo Boeing 777. Com a mudança, a capacidade de passageiros será aumentada de 354 para 491 pessoas. Isto implica na ampliação da estrutura para os procedimentos de imigração, entrega de bagagens e fiscalização da Receita Federal, tendo em vista que mais passageiros chegarão ao mesmo tempo.

 

O impacto será minimizado em virtude do horário dos voos: o A380 chega às 16h30 e decola à 1h25, período de pouco movimento no aeroporto. Segundo o diretor de operações do aeroporto de Guarulhos, comandante Miguel Dau, os maiores desafios estão relacionados ao tamanho do avião e nem tanto ao número de passageiros. O diretor explica que a maior dificuldade é em relação aos espaços para manobra e para as curvas, principalmente em virtude dos motores externos.  A aeronave tem 72,7 metros de comprimento e 79,8 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas). Para viabilizar a operação do avião, as pistas de pouso e decolagem e de taxiamento e Guarulhos foram alargadas em 15 metros, passando de 45 para 60 metros de largura.

 

Entre as mudanças para receber o gigante, estão a rotina de pouso, já que o avião usará apenas a pista maior do aeroporto, com 3.700 metros, para pouso e decolagem; o A380 também terá um portão de embarque fixo e também uma esteira de bagagem exclusiva para o voo, no portão 605, em uma das extremidades do terminal 3 do aeroporto; dois túneis de passageiros serão utilizados para o embarque e desembarque – um deles ficará acoplado na porta dianteira e o segundo na porta do meio; depois do procedimento de imigração, os passageiros deverão retirar as bagagens na última esteira, com capacidade para mil malas por hora. Segundo a Emirates, entre 70 e 80 pessoas deverão trabalhar diariamente na operação do voo.

 

Visto mais difícil

 

Ao assinar a medida polêmica que proíbe o ingresso nos Estados Unidos de cidadãos de 7 países por 90 dias também teve consequências no Brasil. Agora estão dispensados de fazer entrevistas para conseguir o visto americano apenas crianças até 13 anos (antes era até 16 anos) e idosos a partir de 80 anos (antes, estavam dispensados idosos entre 66 e 79 anos). Importante lembrar que solicitante com visto expirado há menos de um ano e vai renová-lo na mesma categoria não precisa passar pela entrevista.

 

Comentários (0)