Babaçulândia oferece praia e cachoeira como opção de lazer e temporada estendida

A praia do Coco atrai turistas, especialmente de Araguaína, Wanderlândia e Filadélfia no Maranhão. A temporada não se encerra no final de julho, vai até 17 de agosto...

Praia do Coco
Descrição: Praia do Coco Crédito: Marcelo Prado/Adtur

A 450 quilômetros de Palmas, 60 de Araguaína, a cidade de Babaçulândia também se inclui no roteiro de praias do Estado. Originada em decorrência da formação do lago da UHE do Estreito, a praia do Coco atrai turistas, especialmente de Araguaína, Wanderlândia e Filadélfia no Maranhão. Ao contrário da maioria das Temporadas, que  se encerram no final de julho, a de Babaçulândia estende-se bem mais: vai até 17 de agosto.

 

De água verde-turquesa – característica marcante do rio Tocantins – a praia do Coco é o lugar ideal para descansar “o corpo e a alma”, como dizem os filhos do lugar. Tamanha imensidão, chegando a atingir cerca de 13 mil metros de extensão, o Lago funde sua cor com a paisagem do entorno, realçada pela  beleza, vista no horizonte, da serra de São Felix.

 

Boa parte da estrutura que ornamenta a Praia é permanente, composta por barracas e quiosques de alimentação, palco, posto de Saúde, banheiros, quadra de esporte, Centro de Apoio ao Turista, além de espaço para o Corpo de Bombeiros. Ganha reforço com tendas e outros equipamentos de veraneio nas Temporadas de Praia. “A ideia é se preparar melhor para receber bem o turista, de forma que ele volte e traga outros”, revela o prefeito Franciel de Brito Lopes.

O resultado obtido até agora tem atendido as expectativas do Poder Público Municipal. “A tendência é melhorar, com a demanda de turistas de Araguaína e cidades vizinhas, já que a maioria das praias próximas findam suas Temporadas no próximo fim de semana”, ressalta o  secretário municipal de Turismo de Babaçulândia, Adelcimon Paz.

 

Para o representante comercial, João da Costa Castro, a praia do Coco está na medida certa de público. Procedente de Araguaína, ele é membro de uma comitiva familiar composta por 20 adultos e seis crianças. “Gostamos daqui, exatamente, por causa da tranquilidade da praia. Aqui é muito agradável”, atesta Castro com a aprovação da maioria do grupo.

 

Na opinião do secretário de Turismo, o lago tornou-se referência na economia local, que antes tinha como base o extrativismo do babaçu, palmeira predominante na região, da qual se extrai o óleo de mesmo nome, bastante utilizado na culinária brasileira. Como forma de aproveitar melhor o atrativo, a ABB - Associação  de Barqueiros de Babaçulândia investiu na aquisição de um Catamarã. O objetivo é comercializar passeios. Com capacidade para 40 tripulantes, pode ser alugado ao valor de R$ mil reais a diária.

 

À noite a opção é conhecer os equipamentos urbanos, especialmente pelos da orla. Além do perímetro da praia, a cidade  oferece outros atrativos. Dentre eles, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, a mais antiga da cidade, e a cachoeira do Jenipapo, a 26 quilômetros da cidade, com infraestrutura necessária para os que vão passar o dia por lá. Outro ponto turístico é a serra da Matança, de relevância histórica para a cidade, uma vez palco, em 1930, de uma batalha entre fazendeiros e índios que passavam pela região matando gados. A desavença resultou no extermínio dos aborígenes.

 

Programação de Shows

26/jul, às 22h: Show com Wanderley Andrade

27/jul, às 16h: Show com Waltinho e Companhia

02/ago, 22h: Banda Impactus

03/ago, 16h: Embalo do Forró

09/ago, 22h: Fabinho dos Teclados

10/ago, 16h: Swingão

16/ago, 22h: Banda Garota Bandida

17/ago, 16h: Juninho e Tathiane

 

Serviço

O que: Turismo em Babaçulândia.

Onde: 460 quilômetros de Palmas e a 60 de Araguaína.

Atrativos/o que fazer : praia do Coco, Igreja Nossa Senhora de Fátima, passeio de Catamarã, shows, cachoeira do Jenipapo, serra da Matança.

Comentários (0)