Calendário de Eventos movimenta turismo o ano inteiro; confira dicas para janeiro

Cadastrar eventos no Calendário Nacional de Eventos, além de divulgar os destinos, é uma boa opção de consulta para quem deseja se programar para viajar pelo Brasil

Crédito: Thiago Leon

O Calendário Nacional de Eventos tem como objetivo divulgar os eventos turísticos brasileiros e agregar valor à imagem dos destinos, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens. Os eventos são cadastrados de forma colaborativa e podem ser feitas durante todo o ano mas para quem registra logo em janeiro tem a vantagem de entrar no radar dos viajantes que pretendem conhecer o Brasil em 2019.

 

As informações são fornecidas, majoritariamente pelas secretarias estaduais e municipais de Turismo, além dos responsáveis pela realização dos eventos geradores de fluxo regional, nacional e até internacional de turistas. Cadastre aqui o seu evento gratuitamente. Em caso de dúvidas, verifique o Manual de Preenchimento.

 

Para os turistas, o mês de janeiro já apresenta algumas opções de eventos cadastrados para este ano. São mais de 70 eventos, como os festejos do Natal que, em sua maioria, terminam com as Folias de Reis (Epifania), no próximo dia 6. A data comemora o dia em que os Reis Magos visitaram o menino Jesus, ainda na gruta de Belém. É o caso de Natal (RN) e do Natal de Luz, de Cachoeiro do Itapemirim (ES), que celebram esta semana um dos folguedos mais tradicionais do Natal, herança dos colonizadores portugueses. A festa reúne aspectos da cultura popular e do turismo religioso, atraindo milhares de visitantes aos destinos.

 

Outra festa tradicional é dedicada ao Senhor do Bonfim, desde 1749, em Icó (CE), quando foi erguida a Igreja do Senhor Bonfim, e após mais de dois séculos e meio é considerado um dos maiores festejos religiosos do Ceará, atraindo peregrinos e visitantes de 1º a 6 de janeiro. As bombas artesanais explodem em um corredor cultural, no Largo do Théberge, no Centro Histórico de Icó, tombado desde 1997 pelo IPHAN. Um tapete feito de serragem orna ricamente a passagem da imagem de Jesus na histórica Rua Grande, atravessada por um arco adornado no meio do logradouro secular.

 

As festividades de São Benedito também movimentam o mês de janeiro. Já são 270 anos de devoção em Maracanã (PA). É uma expressão do catolicismo popular tradicional que resiste ao tempo. A festa vai até o próximo dia domingo (6) e inclui eventos religiosos e apresentações de grupos de carimbó de pau e corda. Já em Penedo (AL), tem a Festa Náutica no dia próximo sábado (5). O evento náutico contará com rally de lancha, corrida de caiaque, campeonato de natação e acrobacias feitas nas margens do rio São Francisco. Uma semana depois, no domingo (13), tem a festa dedicado ao Bom Jesus dos Navegantes, santo protetor dos ribeirinhos e remeiros do Velho Chico.

 

As festas de verão tomam conta do Brasil, inclusive nas regiões de colonização europeia. Janeiro termina com o início da 30ª Sommerfest - Festival da Imigração Alemã de Domingos Martins (ES). O evento vaia até 3 de fevereiro e tem como objetivo resgatar cultura alemã, homenageado o trabalho dos imigrantes que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1847. São atividades de música, dança, gastronomia, bebidas típicas e desfile cultural sobre a colonização alemã. Em Blumenau (SC), a estação mais quente do ano é muito mais refrescante no Parque Vila Germânica, onde os turistas celebram a Sommerfest entre os dias 11 de janeiro e 2 de fevereiro. São diversas atrações musicais, apresentações folclóricas, gastronomia típica alemã e muitas opções de chopes.

 

1ª VILA DO BRASIL

 

Em São Vicente (SP) haverá, no dia 23 de janeiro  a encenação da Fundação da Vila de São Vicente. É o maior espetáculo de teatro em areia de praia do mundo. Um evento imperdível no verão paulista. A encenação reúne mais de mil atores da comunidade e artistas consagrados. O espetáculo retrata a chegada de Martim Afonso de Sousa, em 1532, nas praias do litoral de São Paulo e atrai milhares de turistas a 1ª Vila do Brasil.

Comentários (0)