Caseara sedia o 2º Festival de canoagem e ecologia do Cantão neste final de semana

Visando preparar as futuras gerações para a defesa da natureza, o festival começa com uma oficina infantil denominada Fazendo Arte no Cantão, a partir das oito horas de sábado, 29 de abril

Parque Estadual do Cantã foi criado em 1988
Descrição: Parque Estadual do Cantã foi criado em 1988 Crédito: Foto: Josy Karla

Um dos municípios turísticos do circuito Sol e Praia mais visitados do Tocantins, Caseara sedia no final de semana de 29 de abril a 1º de maio o 2º Festival de canoagem e ecologia do Cantão. A sede do município fica a apenas 256 quilômetros da capital do estado, Palmas, com acesso pela rodovia asfaltada TO-080. Este ano, o atleta paraolímpico Fernando Fernandes, que tem um histórico de superação e sucesso, vai marcar presença durante todo o evento, que tem o objetivo de estimular os jovens a praticar canoagem.

 

O Parque Estadual do Cantão, criado em 1988, é uma unidade de conservação de proteção integral que faz parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação. A sede do parque se encontra em Caseara. Por ser uma divisa entre o Cerrado, o Pantanal e Amazônia, o Cantão tem muitas particularidades que o tornam uma das áreas naturais mais importantes do Brasil.

 

Exatamente por esta biodiversidade, o parque oferece atrações ecoturísticas o ano inteiro. No período da chuva é possível fazer passeio de barco próximo às copas das árvores e observação de pássaros. No período da seca, de junho a setembro, além da observação de pássaros é possível fazer trilhas a pé e acampar nas dezenas de praias existentes no rio Araguaia.

 

É nesse cenário de beleza ímpar que acontece o 2º Festival de canoagem e ecologia do Cantão. Visando preparar as futuras gerações para a defesa da natureza, o festival começa com uma oficina infantil denominada Fazendo Arte no Cantão, a partir das oito horas de sábado, 29 de abril. A abertura oficial acontece às 17 horas com apresentação de números artísticos.

 

No domingo, 30 de abril, as atividades começam às sete horas da manhã, com início do passeio a remo de 28 quilômetros descendo o Rio do Coco desde o Rancho Fundo até o Porto do Orácio. No mesmo horário começa o passeio de canoa pelo parque, aberto ao público. A partir das 7h30, embarque em voadeiras no Porto do Orácio, seguindo até a entrada do Circuito do Cega-Machado e embarque em canoas para o passeio com guia e remador pelo Circuito do Cega-Machado. Encontro com os demais canoístas e lanchas, e retorno ao Porto do Orácio. A partir das 19h, apresentações da Orquestra Viva Música, quadrilha da velha guarda de Caseara e Pereira dos Teclados, em frente à prefeitura. Na segunda-feira, 1º de maio, haverá campeonato de vôlei de areia em Caseara, às sete horas da manhã, e, a partir de nove horas, corrida de canoas tradicionais, com encerramento às 11 horas.

 

Visto liberado

Brasileiros ficam isentos de visto para o Canadá a partir de 1º de maio deste ano. No entanto, a medida só vale para quem já tenha tirado o visto canadense nos últimos dez anos (mesmo que já esteja vencido) ou para quem tenha visto válido para entrar nos Estados Unidos. Para substituir o visto será necessário emitir um eTA (eletronic Travel Authorization – “autorização eletrônica para viajar”). O documento fica vinculado ao passaporte e terá validade de cinco anos ou até a data de vencimento do passaporte.

Comentários (0)