Com foco na temporada 2013, autoridades discutem saneamento de Praias

Encontro reuniu autoridades do saneamento no Estado para debater parcerias nas praias das cidades catalogadas como prioritárias.

Na tarde desta terça-feira, 30, o presidente da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, Paulo Massuia, se reuniu com autoridades do setor de saneamento do Estado para discutir ações e parcerias em benefício da Temporada de Praias 2013. Esse ano, seis cidades foram classificadas como prioritárias, observando-se, como critério decisivo, o fluxo de pessoas durante o mês de julho: Araguacema, Araguanã, Araguatins, Caseara, Pedro Afonso e Peixe.  

 

O encontro foi realizado na sede da ATS – Agência Tocantinense de Saneamento, com a presença do presidente da instituição, Edmundo Galdino, do presidente da Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins, Mário Amaro e representantes da Funasa – Fundação Nacional de Saúde.

 

Através de uma rápida apresentação realizada por Massuia, todos puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto para as praias nesse ano e quais as principais necessidades de investimento. “Pretendemos realizar uma Temporada diferenciada no que diz respeito à organização e atendimento; para isso precisamos contar com parceiros fortes que possam respaldar essas ações. É importante lembrar que muito do que for feito em 2013, permanecerá por vários anos, gerando uma economia em longo prazo”, lembrou Massuia.

 

O objetivo da Adtur é implantar um projeto que beneficie a comunidade das cidades prioritárias não apenas durante os 45 dias da temporada, mas também ao longo do ano. A ideia agradou ao presidente da Saneatins, órgão que apoiou o projeto em 2012 e pretende repetir o feito para esse ano. “No ano passado nós contribuímos para a implantação do sistema de tratamento de efluentes em Peixe e fico muito feliz em saber que o projeto está sendo estendido também para outras cidades”, declarou Amaro.

 

Para Edmundo Galdino, presidente ATS, investir nesse setor do turismo é também um meio de gerar emprego e renda. “Dotar as principais praias de infraestrutura adequada e valorizar o imenso potencial turístico do Estado é um projeto que deve ser levado a sério e precisa receber toda a nossa atenção”, afirmou.

 

Comentários (0)