Crise afeta, mas não desanima a temporada carnavalesca no Tocantins

A crise econômica chegou ao reinado de Momo no Tocantins. Cidades importantes deixaram bancar a festa para o publico, por medida de economia, como Araguaína. Mas os tocantinenses e turistas de outros estados estão sendo atraidos pelos tradicionais carnavais de Gurupi, Porto Nacional de Pedro Afonso, por exemplo. Em Porto (60 km da capital) a festa começa nesta sexta-feira (5/2), tendo como atração o Trio Elétrico Nasa, que dará suporte ao DJ Djalma e a banda Quebrê. As festividades ocorrerão sempre na Praça Cultural, na avenida Beira Rio, que será totalmente fechada e contará com um esquema especial de segurança da Guarda Metropolitana, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de monitoramento através de câmera de segurança.

 

Em Gurupi (214 km da capital) carnaval ocorrerá na avenida Pará com a avenida Beira Rio, em frente ao centro administrativo da Unirg, atendendo a uma reivindicação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) e Corpo de Bombeiros. O tema deste ano é “Paz e Solidariedade na Capital da Amizade”. A estrutura montada pela prefeitura conta com arquibancadas cobertas para três mil pessoas, camarotes empresariais, Trios Naves, segurança especializada, Corpo de Bombeiros, PM, brigadistas, e tenda da saúde, além de apoio do Samu. A animação fica por conta de artistas locais e bandas nacionais. O carnaval em Gurupi também começa nesta sexta-feira (5/2).

 

Duas outras cidades com tradição na folia de Momo também programaram uma temporada animada. São elas Pedro Afonso (220 km da capital) e Dianópolis (340 km da capital). Em ambas as prefeituras organizaram uma programação com artistas regionais e nacionais. Tanto Dianópolis (onde o carnaval começa também nesta sexta, 5/2) quanto em Gurupi, o forte do carnaval são os blocos, alguns deles com mais de 30 anos de existência. Gurupi tem, inclusive, a Rainha e o Rei Momo, que comandam a folia. Também com início na sexta (5/2), o carnaval em Pedro Afonso ocorrerá na praça Coronel Lysias Rodrigues.

 

 Carnaval da Paz

Em Palmas a folia será diferente. Serão dois circuitos. Um, denominado “Palmas capital da fé”, é voltado para o público católico e evangélico. Serão realizados shows no Jardim Taquari, nas Arnos e na Avenida Theotônio Segurado com artistas de renome nacional. O outro circuito da folia, chamado de Carnaval da Paz, terá um tradicional baile de carnaval na grande praça do Espaço Cultural, com a presença do cantor baiano Moraes Moreira. O circuito seguirá com matinês à fantasia para crianças, encontro de blocos de rua e apresentação de frevos e marchinhas no distrito de Taaquaruçu e CarnaRock, no Tendencies Bar.

Comentários (0)