De Confusão a Lagoa não tem nada, é só beleza e diversão; confira detalhes

Antes mesmo da criação do Estado do Tocantins, a pequena Lagoa da Confusão, até então distrito de Cristalândia, atraia turistas de lugares distantes pela sua beleza, piscosidade e excentridade. Diz a lenda que o nome surgiu a partir de relato de viajantes que vislumbravam de longe a bela pedra calcárea situada no interior da lagoa, afirmando que a mesma mudava de lugar conforme  o deslocamento dele. “Um momento estava em lugar, em outro, parecia que a pedra tinha se deslocado”, afirmavam. Entidades de classe de Goiânia e filhos do “norte de Goiás” mais abastados que moravam na capital de Goiás tinham sede ou casa de veraneio na Lagoa.

 

Situada a apenas 210 km de Palmas, o acesso terrestre é feito pela BR 226, de Palmas a Paraíso do Tocantins, BR 153, de Paraíso a Nova Rosalândia, e pela TO 255, de Nova Rosalândia, via Cristalândia, até Lagoa da Confusão. O local é especial para quem gosta de pescar, praticar esportes náuticos, acampar ou se hospedar em locais próximos à natureza. Na orla local, nos períodos de veraneio, a movimentação é grande e bares e pousadas permitem a diversão com um certo conforto. O prato de resistência, como não poderia deixar de ser, é peixe. Também na orla fica a área de camping para os mais descolados. Shows gratuitos normalmente acontecem em períodos de feriado prolongado ou nas férias de julho.

 

Praticamente dentro da cidade fica o hotel e clube Lagoa da Ilha, onde costuma acontecer baladas animadas. Na orla da cidade a Pousada Paraíso marca presença. Na cidade, outras pousadas garantem hospedagem para os turistas. Um pouco mais distante, a 30 km no sentido Barreira da Cruz, fica a Pousada Praia, localizada num cantinho paradisíaco, próximo à praia que lhe dá o nome. A gastronomia é um dos atrativos da Pousada Praia Alta. Contatos: Lagoa da Ilha – 63 3364 1211. Pousada Praia Alta – 99987 2627. Pousada Paraíso – 63 3364 1227.

 

Turismo Nacional - Festuris em Gramado

O maior evento privado na área, o Festival de Turismo de Gramado (Festuris 2016), apesar da crise financeira por que passa o país, tem excelente expectativa de presença e negócios. Faltando dez dias para o evento, a organização constatou que já ocorre um aumento de 58% dos inscritos, com relação a 2015. Os números apontam um crescimento em todas as categorias: agentes, operadores, estudantes, imprensa e hosted buyers. O festival se divide em feira de negócios, no Serra Park Hotel, e congresso, no Palácio dos Festivais, ambos nos dias 4 e 5 de novembro. A abertura será no dia 3 de novembro, a partir das 20 horas, no Palácio dos Festivais.

Comentários (0)