Dia da Amazônia reflete importância do bioma para o turismo

Ecoturismo e natureza são a segunda motivação de viagem para o turista estrangeiro que visita o Brasil, perdendo somente para sol e praia

Ecoturismo e natureza são a segunda motivação de viagem
Descrição: Ecoturismo e natureza são a segunda motivação de viagem Crédito: Mário Oliveira

Para o país considerado o mais competitivo do mundo em recursos naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial, o dia 5 de setembro tem significado especial. É o Dia da Amazônia, região que abriga a floresta amazônica, um dos mais importantes biomas do planeta e que faz do Brasil um líder em biodiversidade e destino internacional de natureza e ecoturismo.

 

O turismo de natureza é a segunda maior motivação das viagens de estrangeiros que desembarcam no Brasil a lazer, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. No ano passado, foi responsável por 16,3% do total de 6,6 milhões de visitantes recebidos nos destinos nacionais, perdendo somente para o segmento de sol e praia, que atraiu 72,4% do público.

 

Apesar da preferência majoritária por destinos litorâneos, para visitantes de algumas nações a exuberância da natureza e as possibilidades para o ecoturismo e aventura têm apelo mais forte. É o caso, por exemplo, de três dos quatro países para os quais foi adotado o visto eletrônico a partir de 2017. O segmento foi a principal motivação da viagem ao Brasil entre japoneses (72,8%), australianos (60,6%) e canadenses (42,8%). Para os norte-americanos foi a terceira opção, depois de sol e praia e cultura.

 

“Nosso esforço é para colocar na prateleira a grande oferta de atrativos disponíveis no Brasil e o segmento de natureza e ecoturismo é sem dúvida o de maior potencial. O dia de hoje é uma data de conscientização e valorização da riqueza que temos dentro de casa”, comenta o ministro do Turismo Vinicius Lummertz.

 

As Unidades de Conservação - como parques nacionais e estaduais, reservas extrativistas e florestas - estão entre os atrativos disponíveis para visitação neste bioma com a maior biodiversidade do mundo. Na Amazônia Legal são mais de 340 delas, das quais 146 federais e 194 estaduais.

 

(Com informações da Ascom/Ministério do Turismo)

 

 

Comentários (0)