Dia de Nossa Senhora de Caravaggio e Corpus Christi serão celebrados nesta 5ª

Celebração reúne milhares de fiéis
Descrição: Celebração reúne milhares de fiéis Crédito: Foto: Divulgação

Canela, no Rio Grande do Sul, celebra este ano a 56ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de 26 a 29 de maio. A primeira Romaria será a Pé, na quinta-feira, Dia de Maria de Caravaggio, que neste ano coincide com o dia Corpus Christi. Na sexta-feira, 27, acontece a Procissão Luminosa e no sábado, 28 acontece a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, com mais uma inovação: a primeira Corrida de Caravaggio, que acontece a tarde, com saída da Igreja Matriz. A Romaria Motorizada, da qual participam mais de 10 mil automóveis, encerrará os festejos, no domingo, dia 29. Neste dia a Missa Campal é voltada a este público e a paz no trânsito é sempre tema principal.

 

A gastronomia é também um dos destaques do evento, com churrasco, comida caseira, lanches em geral e o tradicional pastel feito com massa caseira, que convida aos romeiros a ficarem no Santuário durante o dia todo. Mais de cem mil pessoas devem passar pelo Santuário de Caravaggio de Canela durante o mês de maio.  Data importante para a comunidade católica, neste ano o dia de Corpus Christi vai coincidir com o Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, na quinta-feira (26). A Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é o mais antigo evento da cidade e um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Sul.

 

A história conta que a Virgem Nossa Senhora apareceu para uma mulher chamada Joaneta, Filha de Pedro Vacchi e esposa de Francisco Varoli,  homem de mau caráter e coração duro que maltratava a mulher. Na tarde de 26 de Maio de 1432, ela estava em um prado, em Mazzolengo (Itália) colhendo pasto para seus animais, prestes a voltar para sua casa onde teria de suportar seu marido. O conforto dela nesta aflição era a oração. Os suspiros e as invocações à mãe de Deus foram elevados e apareceu uma visão luminosa de uma mulher, vestida de azul com a cabeça coberta por um véu branco, de aspecto nobre, majestoso e amável. Grande alegria invadiu o coração de Joaneta e aliviou suas dores.

 

A visão da Virgem Maria falou e consolou sua serva. Uma fonte de água brotou no lugar onde pousaram os pés da virgem e esta água passou a operar milagres. Em tempo de guerra, Joaneta tornou-se mensageira de Nossa Senhora e proclamou a mensagem de paz, primeiro em Caravaggio e depois aos governantes e às populações de Milão Veneza e Constantinopla.

 

(Com informações de Lu Zanata, Estratégia - Comunicação e Marketing)

Comentários (0)