Disputa dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa atrai turistas para Alter do Chão no Pará

Festa do Çairé, no Pará
Descrição: Festa do Çairé, no Pará Crédito: Ronaldo Ferreira

A Festa do Çairé, considerada uma das manifestações culturais mais tradicionais do Pará, é marcada pela disputa entre os botos Tucuxi e Cor-de-Rosa. A festa começa neste sábado,12/9, com a tradicional busca dos mastros, que representa a retirada de dois troncos de árvore da floresta, os quais são deixadas na vila de Alter do Chão, até o início do Festival dos Botos, que acontece no Sairódromo da Vila Alter do Chão, entre os dias 17 e 21.

 

Realizada todos os anos no mês de setembro, a festividade teve início na Amazônia durante as missões de padres jesuítas, no final do século 17. Repleta de simbolismo, mostra a influência do período colonial português, em que o arco do Çairé representa bem o símbolo que lembra um escudo português, louvando o Divino Espírito Santo. A parte religiosa ainda está presente nos dias atuais, e é misturada com os ritmos populares da região, o carimbó e o lundu.

 

A programação 2015 está repleta de atrações nacionais, como a Banda Eva e a Aviões do Forró, mas também vai expressar a força da música paraense, com a participação especial da cantora global Lia Sophia. (Com informação de Benigna Soares com Maria Luisa Fonseca - DPRT/SETUR-PA

 

Agências de Turismo

Acaba de sair a publicação Brasil em Números 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Nela, o Tocantins amarga o penúltimo lugar no item Agências de Viagem registradas no Cadastur (em 2013), do Ministério do Turismo, com 60 empresas. Perde apenas para Roraima, que tem 37 registradas junto ao MinTur. O estado brasileiro que tem mais agências de turismo é São Paulo, com 4.281.

Comentários (0)