Dólar alto barateia passagem para os Estados Unidos

Com o aumento do dólar este ano (mais de 16 por cento até esta semana) a procura de passagens para os Estados Unidos caíram bastante. A queda aconteceu após o aumento na oferta por assentos nos últimos quatro anos, a pedido das companhias aéreas, tendo em vista que era grande o número de brasileiros que viajavam para os EUA.

 

Agora, para não viajar com o avião vazio, as companhias preferem fazer promoção de passagens, principalmente para Miami, Orlando e Nova York. E os preços baixos já começam a atrair o consumidor, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), de São Paulo.

 

“Quando um cliente chega à agência de viagem querendo ir para Fortaleza, por exemplo, e você mostra que está mais barato ir para Miami, ele muda de ideia”, diz o presidente da Abav São Paulo, Francisco Lemes.

 

Mas o alto custo da moeda americana fez despencar os gastos de turistas brasileiros no exterior este ano. O Banco Central divulgou no começo desta semana (22/6) que os gastos com viagens internacionais somaram US$ 1,41 bilhão.

 

A cifra bilionária assusta, mas os gastos de brasileiros no exterior caíram 37% no mês passado, em comparação ao ano passado. Este foi o menor valor para o mês de maio desde 2010. O problema é que a valorização da moeda americana encarece o preço das passagens, hotéis, serviços e produtos lá fora.

 

O interessante é que, apesar da valorização da moeda norte americana baratear o custo Brasil para os turistas estrangeiros, o gasto dos gringos não aumentou por aqui. As despesas estrangeiras no país este ano somaram apenas US$ 417 milhões em maio, o menor valor do ano.

 

Dia de índio

Os governos estadual e da Capital apostam alto na 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, a se realizar em Palmas de 20 de outubro a 1º de novembro próximos. Sem dúvida nenhuma o evento, lançado em Brasília esta semana pela presidente Dilma Roussef, deverá atrair turistas de várias partes do país e do mundo, pois são esperados participantes dos cinco continentes.

 

Estima-se que Tocantins tenha uma população indígena em torno de 10 mil habitantes, englobando as etnias, Krahô, Krahô Canela, Karajá, Karajá Xambioá, Apinajé, Xerente e Javaé. Os Jogos dos Povos Indígenas surgiram no Brasil em 1996, mas esta é a primeira vez que o evento ganha abrangência mundial.

Comentários (0)