Em programação de aniversário, Cuiabá investe em eventos para atrair turistas

Cuiabá comemora 297 anos neste dia 8 de abril e uma série de eventos estão previstos até o dia 4 de maio na programação de homenagens à capital de Mato Grosso

A capital de Mato Grosso comemora aniversário dia 8 de abril e uma série de eventos serão realizados em comemoração aos seus 297 anos, prosseguindo até o dia 4 de maio. O Parque Tia Nair terá programação especial, com um circuito de apresentações culturais, mas outros eventos ocorrerão em diversos locais da capital. No parque estão previstas apresentações de cururu e siriri, show “Cuiabá em Cena”, com Edmilson Maciel, e contação de histórias “Mitos e Lendas do Rio Cuiabá”. A capital do Mato Grosso é ponto de partida para grandes atrações do pantanal matogrossense, famoso pelo turismo de observação de pássaros e outros animais, como onça e jacaré.

 

A cidade de Cuiabá foi fundada oficialmente no dia8 de abril de 1719, quando Pascoal Moreira Cabral assina a ata de sua fundação, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo. No dia 1º de janeiro de 1727, Cuiabá foi elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá.Em 1748 foi criada a Capitania de Cuiabá, concedendo a coroa portuguesa isenções e privilégios a quem ali quisesse se instalar.

 

Cuiabá oferece aos visitantes muitas atrações turísticas, como: o centro histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); o Centro Geodésico da América do Sul, demarcado pela Comissão Rondon, em 1909, fica no antigo Campo do Ourique, onde hoje fica a Assembleia Legislativa de Mato Grosso; Sesc Arsenal – adquirido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT em 1989, o prédio foi inaugurado em 1832, como Arsenal de Guerra da Capitania do Mato Grosso; Catedral Metropolitana do Bom Jesus, reconstruída sobre os escombros da antiga, do período colonial, que foi demolida; Igreja do Rosário e São Benedito, um dos marcos da fundação da cidade de Cuiabá, tendo sido construída em torno de 1730.

 

Anac prorroga prazo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prorrogou o prazo para contribuições sobre a proposta de revisão das Condições Gerais de Transporte (CGTA) por mais 22 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7/4). A consulta pública se encerraria no próximo domingo 10/4), às 18h. O prazo foi prorrogado para o dia 2 de maio, às 18h. A proposta de  uma nova norma tem o objetivo de consolidar os regulamentos relacionados ao tema em uma única normativa.

Comentários (0)